Publicidade
Publicidade
Atualizado em 14 de setembro de 2024
Foto: O2Corre
Neste Artigo
Neste Artigo
Após disputar diversas provas de corrida de rua, é natural que você sinta vontade de aumentar a quilometragem desses desafios – como identificar se estou pronta? Primeiramente devemos nos atentar ao momento de vida atual, entender se temos tempo suficiente para encaixar treinos longos, se está disposto a renunciar alguns compromissos para honrar o tal longão nos finais de semana.
É necessário avaliar certos pontos, como:
Essas perguntas são necessárias para entender se faz sentindo entrar nesse desafio. Tenho observado que muitos atletas têm a sede de falar “agora sou maratonista”, porém a experiência se torna traumática se for realizada no momento errado. Vamos falar sobre tempo de estrada, o tempo que você já prática corrida e provas.
Após no mínimo 10 a 15 provas de 10 km você vai avançar para um desafio de 21 km, e ainda sim precisará do apoio de um treinador especializado para entender juntos se seu corpo está preparado para iniciar o aumento de volume. Agora último ponto na visão fisiológica: você levará seu corpo a extremos, com alta temperatura e desidratação. Portanto quanto mais rápido você finaliza, a prova menor o desgaste – nesse caso, a melhor opção é entender junto com seu treinador se seu ritmo de corrida atual é o indicado para o desafio que está almejando.
Segue uma régua para identificar o momento correto:
Esses indicadores visam a segurança do atleta, isso não quer dizer que se você não se enquadra nesses ritmos não poderá realizar uma prova. Em contra partida, indico que procure um nutricionista e médico do esporte para orientação de suplementação e esforço físico.
Publicidade
Publicidade