Publicidade

Publicidade

Epicentro do esporte: São Paulo dispõe de diversos grupos gratuitos de corrida

Por: Redação

Publicado em 15 de julho de 2024

Epicentro do esporte: São Paulo dispõe de diversos grupos gratuitos de corrida

Foto: O2Corre

Sabemos que correr sozinho é uma dificuldade enorme: muitas vozes na cabeça, os problemas que permeiam, a dificuldade de sair de casa depois de um dia cansativo – principalmente quando o sofá chama. Existem diversos grupos de corrida que você pode participar, confira abaixo alguns deles:

Promover a atividade física e corrida de rua tem sido uma tendência crescente, com muitas iniciativas surgindo para incentivar pessoas de todas as idades a se engajarem em uma vida mais saudável. Diversos grupos de corrida e eventos têm ganhado destaque, proporcionando um ambiente motivador e acolhedor para os entusiastas do esporte. Aline Cupido, gerente de running da FISIA (distribuidora oficial da Nike no Brasil), compartilhou insights valiosos sobre essas iniciativas e seu impacto no cenário de corrida de rua no Brasil.

Desafios da corrida solitária e a importância dos grupos

Correr sozinho pode ser uma tarefa desafiadora. As vozes na cabeça, os problemas do dia a dia e a tentação de ficar no sofá após um dia cansativo são barreiras comuns. No entanto, participar de grupos de corrida pode ser uma solução motivadora e eficaz. Confira alguns dos grupos que você pode se juntar:

Damn Gang

Com treinos gratuitos de corrida todas as quintas-feiras às 20h40, o projeto apresenta ritmo, ritual e reponsa. O grupo não demanda inscrição e é aberto ao público. Parceiros da Nike, seus percursos partem do Citrino Bar (Av. Brigadeiro Faria Lima, 272).

PRJCT Run

Desde 2017, o grupo existe desde 2017 com a BlackRunnersCummunity – o grupo de corrida acontece todos os domingos. Com parceria da Nike, partem da Rua Cláudio Soares, 160, com horários variados.

Conheça Aline Cupido

Viciada em corrida de rua, Aline Cupido é a gerente de running da FISIA, e explica um pouco mais sobre o posicionamento da marca no mercado e sua relação com os treinos de rua. O portal Ativo.com entrevistou a corredora, durante a retirada de kit da Nike São Paulo Run.

Aline afirma que o hype do esporte estourou após a pandemia, que apresentou um gap pela ausência de corridas na rua e provas, resultando em muitos treinos dentro de casa. Neste momento, é possível perceber a quantidade de pessoas que tentam se comunicar com o mundo esportivo.

Sou corredora há mais de 10 anos, faço parte de uma assessoria e a gente sabe que não são todas as pessoas que ou têm condições financeiras para isso, ou possuem motivação”, explica.

Proporcionar e se alinhar aos grupos de corrida de rua é extremamente efetivo na hora de abraçar cada vez mais pessoas, sempre provocando o primeiro ou segundo contato com o esporte – onde a pessoa se reconhece pela facilidade, pelo grupo que está inserido, pela idade das pessoas ao seu redor e pelos objetivos.

O papel da Nike na promoção da corrida de rua

Aline Cupido, destacou a importância do posicionamento da Nike no mercado e sua relação com os treinos de rua. Em entrevista ao portal Ativo.com, durante a retirada de kit da Nike São Paulo Run, Aline explicou que o interesse pelo esporte aumentou significativamente após a pandemia, período em que muitos treinos foram realizados dentro de casa.

“Sou corredora há mais de 10 anos, faço parte de uma assessoria e a gente sabe que não são todas as pessoas que ou têm condições financeiras para isso, ou possuem motivação”, afirmou Aline.

Para ela, proporcionar e se alinhar aos grupos de corrida de rua é essencial para atrair mais pessoas ao esporte, promovendo o primeiro ou segundo contato com a atividade física em um ambiente de apoio e camaradagem.

São Paulo e a corrida de rua

Partindo dos quatro cantos da cidade, São Paulo foi palco de um evento marcantes: a Nike São Paulo Run. As paisagens urbanas foram exploradas, com percursos partindo de quatro lugares diferentes, os trajetos começaram em no Memorial da América Latina (5K), Pateo do Collegio (10K), Centro de Esportes da Mooca (15K) e Avenida Pedro Álvares Cabral (21K) – e todos os caminhos levaram à Praça Charles Miller, no Pacaembu.

As ruas e a energia da capital paulista encantaram os atletas, que iam sendo incentivados por um público vibrantes e engajado ao longo do percurso. Desde a largada, até a linha de chegada, foram encontrados diversos pontos de hidratação, suplementação e as famosas “cheer zones”.

Ao cruzarem a linha de chegada na Praça Charles Miller, os corredores foram recebidos com uma inédita área de recuperação, espaço com café da manhã, local para gravar as medalhas e um estúdio de fotografia próprio, que produziu fotos impressas como lembrança especial do evento.

Neste ano, uma iniciativa inédita da Nike marcou a história do mercado de corrida brasileiro, gerando grande repercussão em portais de notícias, grupos de corrida e influenciadores do segmento, além de parar a cidade de São Paulo no último domingo. A Nike São Paulo Run foi um evento espetacular que celebrou a corrida de rua na capital paulista. Com percursos partindo de quatro locais distintos – Memorial da América Latina (5K), Pateo do Collegio (10K), Centro de Esportes da Mooca (15K) e Avenida Pedro Álvares Cabral (21K) – todos os trajetos levaram os corredores à Praça Charles Miller, no Pacaembu. Uma iniciativa inédita que teve como mote “a linha de chegada e só o começo”, fomentando que corrida é para todos e em todas as regiões. Democratizando a prática da corrida.

A energia vibrante das ruas de São Paulo, combinada com o apoio entusiástico do público, tornou o evento inesquecível. Desde a largada até a chegada, os corredores encontraram pontos de hidratação, suplementação, ativações com bandas músicas e as famosas “cheer zones”.

Na linha de chegada, na Praça Charles Miller, os participantes foram recebidos com uma área de recuperação inédita, que incluía café da manhã, gravação de medalhas e um estúdio de fotografia, proporcionando uma lembrança especial do evento.

A iniciativa de fomentar a corrida de rua e a atividade física é um exemplo inspirador de como o esporte pode transformar vidas. Através de parcerias com grupos de corrida e eventos bem organizados, essas iniciativas continuam a promover um estilo de vida ativo e saudável, conectando pessoas e criando uma comunidade vibrante e acolhedora.

A linha de chegada e só o começo, por isso, participe!

Leia a seguir:Um marco na história das corridas de rua: O Maior Circuito de Corridas do Mundo
Um marco na história das corridas de rua: O Maior Circuito de Corridas do Mundo
Artigo

Um marco na história das corridas de rua: O Maior Circuito de Corridas do Mundo

Publicidade

Publicidade