Publicidade

Publicidade

Meia maratona de Buenos Aires

Por:Camilo Alves

Atualizado em 16 de setembro de 2024

Meia maratona de Buenos Aires

Foto: O2Corre

    Neste Artigo

Neste Artigo

No último final de semana (25/08) acompanhei os alunos da RunFun na Meia maratona de Buenos Aires. Estivemos presentes com mais de 40 atletas da nossa delegação em uma das provas mais rápidas da América do Sul. A prova é plana, tem um clima frio e ainda conta com um lindo cenário pelas ruas de Buenos Aires. Em relação ao ano passado, a corrida ainda teve uma boa melhoria, foi bem mais organizada!

Desde muitos anos atrás a RunFun fezia o acompanhamento da Meia Maratona de Buenos Aires, (mais precisamente desde 1995, com o fundador da Mario Sergio, que levava os atletas a essa prova). Entretanto por um tempo o interesse dos atletas diminuiu, até crescer novamente em que voltamos a participar e levar muita gente para corrê-la ano passado e agora nesse ano. Pensando em termos de logística e parte financeira, mesmo sendo uma meia internacional, o valor da inscrição não é tão elevado, é possível arranjar acomodações próximas a largada por um preço acessível e a depender do dia em que se vai para Buenos Aires, o valor da passagem não é tão alto.

Além de ser uma prova “acessível”, é interessante dizer que a organização fez algumas mudanças boas que trouxeram maior conforto para os corredores. A retirada do kit foi no mesmo ginásio do ano passado, mas a quantidade de guichês para retirada do número de peito e camiseta tiveram um aumento de pessoal o que diminuiu muito as filas e o tempo de espera, mesmo em horário de pico. A feira, ainda assim ficou bem cheia e alguns momentos intransitável, segundo alguns relatos de atletas que retiraram o kit em horários mais disputados.

Esse ano, a largada aconteceu da mesma forma que ano passado, em currais divididos ao pace de prova estimado dos corredores, entretanto, diferente do ano anterior, a largada foi muito mais organizada e menos congestionada. Ano passado foi literalmente uma briga por espaço em que eu fui empurrado de um lado para o outro, esse ano, os tempos de largadas dos currais foram mais espaçados o que melhorou muito a fluidez da prova apesar das 25mil pessoas inscritas.

O clima da prova também ajudou, a temperatura estava em torno de 5º C na largada da prova as 07h30 da manhã e subiu pouco, até 9ºC aproximadamente ao final da prova! O percurso da prova é muito bonito, passando por avenidas largas como a 9 de Julho e pontos turísticos como a Casa Rosada! São apenas dois pontos de subida no percurso na região do centro, mas que não chegam a afetar a performance de maneira determinante. O ponto negativo continua sendo a hidratação, a água é distribuída a cada 5km em garrafas de 500mL, ou seja, o atleta precisa carregar a hidratação de um ponto ao outro.

Tivemos excelente resultados nessa prova além de contar com a estrutura de uma parceira nossa na Argentina a Runit, lá nossos atletas puderam utilizar a estrutura de uma assessoria local, o que contribuiu mais ainda para uma boa experiência! Dessa forma, eu indico para todos aqueles que estão buscando fazer uma prova em um cenário diferente, com clima agradável e para aproveitar um bom pós prova para aqueles gostam da gastronomia portenha!

Leia a seguir:Confira fotos de Circuito das Estações - primavera: Recife
Pedro Barreto: quem corre 5k, corre 10k?
Artigo

Pedro Barreto: quem corre 5k, corre 10k?

Publicidade

Publicidade