Publicidade

Publicidade

Pedro Barreto: benefícios dos exercícios funcionais na preparação de uma meia

Por: Redação

Publicado em 26 de agosto de 2024

Pedro Barreto: benefícios dos exercícios funcionais na preparação de uma meia

Foto: O2Corre

    Neste Artigo

Neste Artigo

Por: Pedro Barreto* 

Os exercícios funcionais são aqueles que “fogem” dos convencionais nas academias, pois não necessitam da utilização de máquinas, podendo serem feitos com ou sem equipamentos – ou até mesmo com peso extra. A ideia principal desse tipo de treinamento é trabalhar variados músculos do corpo ao mesmo tempo. Em geral, ele vai nos ajudar a melhorar nossas capacidades físicas ao todo e, principalmente, enfatizar o fortalecimento de uma parte extremamente importante para nós corredores: o CORE. Para uma meia maratona, em que sofremos com o impacto durante toda a prova, um core fraco pode impactar em inúmeras compensações musculares ao longo da prova.

O condicionamento muscular na corrida favorece um bom condicionamento muscular, o corredor vai ser prevenir das lesões e suportar toda a carga dos treinos. A periodização faz total diferença por estar treinando seu corpo com movimento que vão ser exigidos para a corrida. Assim, quando sua musculatura for solicitada, haverá um retorno positivo.

Diferente do que muitos acham, não existem os melhores exercícios para desenvolver a mecânica na corrida, mas existem alguns primordiais. Entre eles: a prancha e suas variações (como frontal, lateral, com a bola suíça, etc), agachamentos (unilaterais no banco, com salto, afundo alternado com salto e sem salto), flexão de braço, barra fixa e elevação de quadril no solo (unilateral ou com miniband).

Ao falarmos sobre funcional, estaremos priorizando exercícios específicos para a corrida com movimentos que enfatizam a biomecânica da modalidade, sempre utilizando algumas variações, como exercícios com salto, peso livre e até mesmo faixas elásticas. Após apostar em um treino funcional, o corredor terá uma melhor disposição ao longo dos 21 km – sempre aliado à estratégia do treinador. Além de conseguir desenvolver uma boa corrida, a recuperação será melhor (tendo em vista que o corpo terá sido preparado para suportar todo o estresse muscular).

*Personal com foco em fortalecimetno para corredores, treinador de corrida pela Sub Elite Vanilson Neves

Leia a seguir:MOV: Diversão em Família com Saúde e Movimento
MOV: Diversão em Família com Saúde e Movimento
MOV

MOV: Diversão em Família com Saúde e Movimento

Publicidade

Publicidade