Publicidade

Publicidade

Rodrigo Barranco conta como concilia surf, natação e corrida

Por: Redação

Publicado em 10 de setembro de 2024

Rodrigo Barranco conta como concilia surf, natação e corrida

Foto: O2Corre

    Neste Artigo

Neste Artigo

Surfista por religião, publicitário por formação e fotógrafo por paixão, conheça Rodrigo Barranco. Um amante do surfe, compartilha também sua paixão por corrida de rua e natação. Começou no esporte na década de 80 por meio do skate, movido ao som de punk rock – momento em que enfrentou uma série de desafios e preconceitos, por ser um esporte visto com desconfiança e hostilidade por parte das autoridades e setores sociais. Na época em que o VHS ainda era muito consumido, acompanhava o surf vindo da gringa.

Eu brinco que eu não escolhi o surf, ele me escolheu, foi amor já na primeira remada, estar em meio a natureza e depender 100% dela para poder praticar o esporte é algo fantástico. Para poder se dedicar ao esporte ele tem que fazer parte da rotina, ou seja, trabalhar durante a semana e sempre que tiver onda aos finais de semana estar lá fazendo a prática”, afirmou Barranco.

A prática exige um mentalidade forte e resiliente, fomentando a persistência e adaptação à mudanças, por isso está totalmente ligada ao mindfulness, solicitando a concentração total na onda, no equilíbrio e nos movimentos do corpo. Além disso, é uma rota de escape para reduzir o estresse, liberar a adrenalina, aumentar os níveis e dopamina e serotonina, melhorando a sensação de felicidade e bem-estar.

Em resumo o lifestyle é celebrar a liberdade e a conexão com a natureza. É ter uma consciência ecológica, alimentação saudável, condicionamento físico, música, cultura, e respeito as regras”, pontua Rodrigo.

O surfe é um eterno desafio, começando com aprender a se equilibrar na prancha – que vem acompanhado do desafio das correntes e marés, habilidades, resistência, medo e ansiedade. Por conta da grande popularidade do esporte, é normal que haja uma competitividade – e para driblar isso, surfar em lugares que a maioria não vê como grande potencial de onda, é o melhor jeito.

“Um dos pontos principais é a conexão com a natureza, estar no mar é uma conexão profunda com a natureza e isso mudou minha perspectiva sobre a importância de preservar e respeitar ainda mais o meio ambiente”, explica. “A conexão com o oceano aumenta a apreciação pela natureza e pelo ambiente ao redor. Isso leva a uma maior motivação para treinar ao ar livre, seja correndo em parques, trilhas ou nadando em águas abertas, proporcionando uma sensação maior de foco e bem-estar”.

O surfe é o tipo de prática que promove um estilo de vida equilibrado e consciente, ocasionando uma sensação de paz e clareza mental. Apesar de enfrentar diversos imprevistos dentro do mar, a prática ensina a todos os surfistas a como criar resiliência e capacidade de se adaptar rapidamente à mudanças.

Por fim, Rodrigo Barranco conta que a integração de todas as atividades praticadas proporciona um treino mais completo, trabalhando diferentes grupos musculares, promovendo uma saúde física mais abrangente. Apesar de se diferenciar por locais de prática, o surf é no oceano, com condições variáveis – diferente da natação, que está em um ambiente mais controlado e previsível. E por fim, a corrida pode ser feita em diversos ambientes, desde pistas de treinamento até trilhas e ruas.

Leia a seguir:Biomecânica da corrida: como melhorar sua técnica?
Dia nacional do atleta paralímpico
Artigo

Dia nacional do atleta paralímpico

Publicidade

Publicidade