Por Denise Entrudo*
Quem nunca buscou na internet por suplementos milagrosos, aqueles que queimam gorduras, facilmente, sem esforço? Ou, tem aquele amigo que usou um termogênico e emagreceu muito? Pois bem, e você já se perguntou que raio é esse de termogênico? Vou tentar explicar para vocês um pouco mais sobre ele.
O que é um termogênico?
Os termogênicos são uma classe de suplementos que tem como objetivo o aumento da taxa metabólica do indivíduo, fazendo com que ele queime mais calorias e, com isso, a pessoa perca peso. Temos muitos, mas muitos termogênicos no mercado!
No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) permite somente a utilização da cafeína em uma quantidade de 210 a 420 mg por dose. Já nos EUA e em outros países, é permitida a inclusão de outros estimulantes como efedrina, anfetaminas, etc. Essas substâncias podem causar hipertensão arterial, infarto agudo do miocárdio, taquicardia e ate morte súbita.
Daí você se questiona: será que posso usar alguns termogênicos naturais e que tenham efeito? Na verdade, nenhum
suplemento natural ou alimento termogênico terá o mesmo efeito desses que contêm
substâncias ilícitas. É por isso que você escuta que os produtos que se vendem no Brasil não funcionam.
Uso da cafeína como termogênico
E quanto à
cafeína? No Brasil, a cafeína é muito comercializada como termogênica. Porém, os estudos científicos nos mostram o contrário: que a cafeína funciona para acelerar a queima de gordura em animais que tenham mais tecido adiposo marrom (o que nós seres humanos adultos temos muito pouco!). Outro fator que os estudos relatam é que nós temos adaptação fisiológica e, por isso, a dose de cafeína funciona por algum tempo. Depois, precisamos aumentar gradativamente a dose para ter efeito.
A cafeína em excesso pode trazer sintomas não muito agradáveis, como taquicardia, insônia, tremores. Tá, mas como vou saber se terei sintomas assim? Só consumindo o produto. Há alguns anos atrás resolvi experimentar uma cápsula, quase morri! Ok! Estou exagerando, mas me senti muito mal e isso que sou uma pessoa que consome, no mínimo, 300 ml de café por dia.
Suplementos e termogênicos naturais
É importante salientar para vocês que existem alguns alimentos que podem te beneficiar no processo de redução de gordura, como, o gengibre, pimenta vermelha, canela e chá verde ou extrato de chá verde.
Porém, é necessário utilizar esses alimentos em uma dieta balanceada com a recomendação da sua nutricionista. Não adianta comer pizza e beber chá verde depois, achando que não vai absorver gorduras. Isso é mito total! Quer saber o trio que mais dá certo para o processo de emagrecimento? Alimentação regrada + exercícios + vergonha na cara!
Sempre brinco com os meus pacientes que, se termogênico funcionasse, já teríamos achado a solução para a obesidade. Por isso, foque nos treinos, procure uma nutricionista e vai embora correr pela cidade!
*Denise Entrudo é nutricionista esportiva na Care Club