Publicidade
Publicidade

Atualizado em 14 de novembro de 2025

Foto: O2Corre
Neste Artigo
O triathlon é uma prática esportiva composta por três modalidades atléticas sequenciais e combinadas: natação, ciclismo e corrida; nessa ordem e sem interrupção entre uma e outra. Hoje o triathlon conta com inúmeras competições oficiais, atletas profissionais e é um esporte olímpico.
Para entrar no mundo do triathlon é preciso ter experiência prévia com natação e o hábito de correr, além de muita segurança na prática do ciclismo. O esporte pode ser realizado com equipamento próprio, desde que seja seguido o regulamento de cada prova.
O atleta que decidir se aventurar nesse universo deve procurar um profissional para orientá-lo e para montar uma planilha personalizada focada, especialmente, em evitar lesões – além de ser uma ferramenta que auxilia na disciplina, rotina e foco para que o triatleta consiga realizar treinos que se encaixem na rotina. É recomendado também começar nas provas mais curtas, como o SPRINT, para se familiarizar com as transições.
Com o passar do tempo e da evolução, é possível aumentar o volume de treino e, consequentemente, fazer provas mais longas.
Há necessidade, porém, de uma boa progressão, que deve ser feita ao longo de anos, dando tempo para o corpo se adaptar e possibilitando um bom trabalho não só físico, mas também psicológico.
Praticantes de triathlon trabalham o corpo de forma completa, uma vez que o combo natação, ciclismo e corrida pede por um bom condicionamento e preparo geral. Assim, o treino deve ser bem amplo e completo, sempre acompanhado de profissionais especializados.
É recomendado também que o atleta procure um nutricionista para alinhar um plano alimentar com a planilha de treinos. Uma alimentação adequada em conjunto com o treino correto irá elevar o nível do atleta para completar as provas da melhor forma possível.
O triathlon é um desafio que combina preparo físico, mental e planejamento. Mais do que dominar as três modalidades, o esporte exige equilíbrio de esforço, estratégia e recuperação.
Crédito da imagem: Envato