Calistenia para corredores: veja uma série de exercícios para todo o corpo!

    Por: Banco BB

    Publicado em 29 de outubro de 2022

    Calistenia para corredores: veja uma série de exercícios para todo o corpo!

    Foto: O2Corre

    A calistenia é um método de treinamento e de fortalecimento muscular que pode ser realizado sem a ajuda de aparelhos, usando apenas o peso do próprio corpo. Por esse motivo, a técnica pode ser realizada em qualquer lugar, seja em casa, em parques ou na praia, oferecendo inúmeros benefícios. Para corredores, a calistenia é especialmente boa, sobretudo porque usa de técnicas e de exercícios que favorecem o treinamento de todos os músculos do corpo. Isso é essencial para uma boa evolução nos treinos de corrida e, claro, para evitar lesões durante a prática. A técnica agrupa exercícios de diferentes níveis de dificuldade; alguns mais simples incluem abdominais, flexão de braços e agachamentos. Já os mais complexos são feitos em argolas e em barras. A calistenia é, assim, um método completo de força e de hipertrofia.

    Benefícios da calistenia

    Um estudo realizado por pesquisadores brasileiros dividiu 15 pessoas entre 19 e 40 anos em dois grupos. O primeiro tinha treinos focados em treinos de calistenia, enquanto o outro grupo era de controle. Eles puderam avaliar a capacidade de salto, de agilidade, de força isométrica e de resistência intermitente e comprovaram que a calistenia gerou resultados significativos. A análise mostrou aumento significante na massa magra, além de diminuição significativa no percentual de gordura corporal.

    Outros benefícios da prática incluem:

    • Equilíbrio corporal;
    • Flexibilidade;
    • Definição muscular;
    • Resistência cardiorespiratória;
    • Maior queima de gordura corporal;
    • Aumento da força.

    Calistenia na prática

    No vídeo a seguir, você confere uma sequência de treino ideal para corredores que querem começar a praticar a calistenia com exercícios mais simples. As séries incluem exercícios para todo o corpo, podendo ser realizada de duas a três vezes por semana. Cada exercício pode ser realizado em séries de três a quatro vezes, com 10 a 15 repetições cada. Confira! O conteúdo técnico de todos os vídeos desta série especial foram supervisionados por Luciano D'Elia, pioneiro em treinamento funcional no Brasil, fundador do sistema de treinamento CORE 360º e preparador de atletas de elite.

    Leia a seguir:Dia nacional do atleta paralímpico
    Dia nacional do atleta paralímpico
    Artigo

    Dia nacional do atleta paralímpico