Publicidade
Publicidade
Por: Fausto Fonseca
Publicado em 16 de novembro de 2022

Foto: O2Corre
Ao iniciar a prática regular de exercícios, é comum que muita gente também sinta a necessidade de se alimentar melhor. Afinal, a demanda energética do nosso organismo muda e é preciso repor adequadamente os nutrientes para ter uma boa recuperação pós-treino. Na verdade, adotar uma alimentação mais saudável é fundamental para garantir uma boa performance e evoluir na jornada esportiva — principalmente se você deseja se tornar um(a) corredor(a), seja profissional ou amador.
Ter uma alimentação saudável é dar para o corpo os nutrientes e energia que ele precisa para executar suas funções da melhor maneira possível. Quando pensamos em desempenho esportivo, adequar a alimentação também ajuda a evitar fadiga, perda de massa magra e até lesões”, conta Andrea Matarazzo, nutricionista do Vita Ortopedia do Grupo Fleury.A questão é que nem todo mundo tem facilidade em mudar os hábitos alimentares (e esse processo pode levar mais tempo do que o esperado). Mas o esforço vale a pena: além de favorecer a evolução nos treinos e provas, comer de forma equilibrada é uma das chaves para viver mais e melhor. De acordo com a nutricionista, o primeiro passo para essa mudança é lembrar que “não há mágica e nem mistério”. “Se alimentar bem é comer um pouco de tudo, levando em consideração questões metabólicas pessoais, tipo de treino e metas a serem atingidas”, afirma Andrea. Por isso, é sempre válido buscar a orientação de especialistas que podem te ajudar a definir esses pontos. Mas se você não quiser esperar mais para mudar sua rotina, saiba que há também algumas dicas simples que facilitam esse processo. Confira abaixo quatro indicações da nutricionista Andrea Matarazzo:
Além disso, sair de casa com lanchinhos e, se necessário, refeições, é imprescindível para quem passa o dia na rua”, orienta Andrea. Então, além de uma boa lista de compras, tenha em mãos marmitas, bolsas e outros recipientes que facilitem esse transporte.
