Os atletas que focam suas vidas em corridas de rua possuem toda uma rotina ao redor dessa prática. Geralmente, essa rotina engloba três aspectos principais: planilha de treinos, competições e dieta. Para te ajudar neste último tópico, o Time O2 Corre elencou 5 alimentos que irão te beneficiar nos outros dois elementos do "tripé". Confira!
Batata-doce
Recheada com vitamina B6 - que auxilia no metabolismo proteico e na passagem de sangue pelas artérias - esse tubérculo conta com alta quantidade de potássio, que ajuda no controle da retenção líquida por excesso de sódio. Ela também é rica em manganês, que ameniza os sintomas da TPM e atua no metabolismo de geração de energia celular. Os corredores que consomem batata-doce também têm o bronzeado prolongado por mais tempo: ela é rica em betacaroteno, além de vitaminas C e E, que são excelentes antioxidantes que combatem os radicais livres.
Cebola
Rica em quercetina, esse nutriente ajuda as mitocôndrias a funcionar com mais eficiência, além de otimizar a geração de energia. A quercetina é um excelente antialérgico, que combate os males do inverno.
Castanha-do-Pará
Rica em selênio, é um poderoso antioxidante e auxilia na funcionalidade da tireoide. A deficiência de selênio desacelera a glândula, o que pode prejudicar a qualidade de sono e piora a recuperação entre os treinos, além de prejudicar a liberação de GH, por isso seu consumo é extremamente importante.
Espinafre
O consumo de nitrato de sódio presente no vegetal está ligado ao
pump muscular, que ajuda a carregar mais nutrientes para dentro das musculaturas, além de auxiliar na nutrição e eliminação de toxinas de vasos. O espinafre aumenta a perfusão sanguínea, melhora a eficiência do corpo, gera energia e melhora a recuperação na performance.
Amendoim
A pasta de amendoim é uma excelente fonte de energia, além de ser rica em vitamina B3. Essa vitamina tem papel na melhoria da produção de energia através de carboidratos, além de aumentar o poder de perfusão sanguínea.