Circuito de intensidade para fazer em casa e aumentar o gasto calórico
Por: Fausto Fonseca
Publicado em 3 de novembro de 2022
Foto: O2Corre
Durante muito tempo, as pessoas acreditaram que por volta dos 30 anos, de repente, como em um “toque de mágica”, ficava mais difícil emagrecer —ou mais fácil engordar. Aos 30, chegava aquela hora de adotar estratégias para "aumentar o metabolismo" e fazer o corpo queimar mais calorias para ajudar a perder ou a manter o peso, certo?Mas não é bem assim. Um estudo publicado na revista Science e feito com 6,4 mil pessoas (de oito dias de idade até os 95 anos) mostrou que o metabolismo parece continuar estável entre os 20 e 60 anos. A partir dos 60 anos, ocorre uma redução gradativa. Ou seja, o metabolismo atinge o pico muito mais cedo na vida (na infância) e desacelera muito mais tarde do que se pensava.
Nesse contexto, a prática regular de exercícios pode favorecer o aumento do metabolismo, fazendo com que o corpo tenha que usar mais calorias regularmente para se manter. E exercícios em movimento, feitos em circuito, podem ser muito úteis nesse sentido.
Razões para sair do sofá e se movimentar
Ter uma rotina mais ativa traz benefícios diversos para o seu corpo para além do aumento do metabolismo. Mas, além do movimento também é preciso ter uma boa alimentação e dormir adequadamente para fazer tudo isso funcionar. É uma soma, um conjunto de ações que são benéficas e que, se feitas conjuntamente, vão te ajudar a manter seu metabolismo ativo e seu corpo saudável.
Um corpo mais ativo experimenta benefícios como:
Prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas;
Redução do estresse e maior sensação de bem-estar;
Liberação de hormônios que favorecem uma vida mais saudável;
Melhor controle do peso e do sono;
Mais energia para o dia a dia;
Desenvolvimento da autoconfiaça.
Hora de movimentar: treino para fazer em qualquer lugar!
Você pode gostar de sair de casa e fazer o seu trote diário para experimentar todos esses benefícios. E isso é ótimo! Porém, nem sempre há tempo suficiente na rotina para manter essa programação.
Pensando nisso, no vídeo abaixo selecionamos quatro ótimos exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar, inclusive em casa, que são ótimos para trabalhar a intensidade e aumentar o seu metabolismo. São eles:
Burpee: é um movimento muito usado em exercícios de crossfit, por exemplo, e é bem completo. A sua intensidade é alta e trabalha o corpo de forma global, incluindo membros superiores e inferiores;
Polichinelo: o polichinelo é ótimo para o aquecimento, mas é também um exercício simples e que pode gerar alta intensidade, favorecendo a ativação do metabolismo;
Pular corda: você já deve ter visto boxeadores pulando corda, não é? O exercício é completo, de alta intensidade e, de quebra, favorece o desenvolvimento do equilíbrio corporal;
Corrida no lugar: este exercício pode ser usado como aquecimento para outras atividades, mas é um exercício intenso e completo em si, favorecendo a coordenação e a intensidade do movimento.
Assista ao vídeo abaixo com esta série que vai acelerar o ritmo e te dar energia. O circuito pode ser feito em sequência, com três a quatro séries para cada movimento e descanso entre as séries. Confira! O conteúdo técnico de todos os vídeos desta série especial foram supervisionados por Luciano D'Elia, pioneiro em treinamento funcional no Brasil, fundador do sistema de treinamento CORE 360º e preparador de atletas de elite.Leia a seguir:Retirada de kit: 22 de setembro