Treino de mobilidade para corredores: 3 exercícios para trabalhar o equilíbrio e a estabilidade
Por: Fausto Fonseca
Publicado em 7 de novembro de 2022
Foto: O2Corre
Além dos exercícios de força, quem pratica um esporte como a corrida regularmente também deve investir em treinos de mobilidade para trabalhar a estabilidade do movimento, sabia? Treinos com o peso do próprio corpo e como movimentação articular colaboram para a força muscular. Além disso, atuam na integridade articular, no equilíbrio e na flexibilidade em todos os planos de movimento. E por que isso é importante? Exercícios multiarticulares e multiplanares (com mudança de direção e movimentação integradas) trabalham os estabilizadores do corpo para sinergicamente facilitarem o movimento. Esses tipos de movimento ajudam o corredor a ter mais estabilidade, além de mais visão espacial. Isso proporciona uma corrida mais eficiente e poupa energia também.
Estabilidade e mobilidade na corrida: como melhorar?
Trabalhar a estabilidade é importante e uma técnica mais eficiente te ajuda a se posicionar melhor durante a corrida, por isso é importante realizar exercícios que trabalhem esse quesito. Os benefícios disso incluem:
Movimentação mais leve, estável e natural na corrida
Melhor distribuição do impacto da corrida pelo corpo e assim;
Diminuição do risco de lesões;
Consequente melhora do desempenho pela economia de energia;
Estimulam o sistema de controle motor e favorecem ganhos de força muscular, a melhoria dos mecanismos de propriocepção, a diminuição dos desequilíbrios musculares causadores de desvios posturais, além de uma maior sinergia entre os músculos durante um movimento.
São exercícios que incluem movimentos que estimulam o indivíduo a melhorar a habilidade em manter seu centro de gravidade dentro da base de suporte enquanto fica com um ou os dois membros sobre uma superfície estacionária ou móvel e com ou sem o uso da visão.
3 movimentos para trabalhar a mobilidade de corredores
No vídeo abaixo selecionamos três movimentos que você pode fazer em qualquer lugar, pensando na mobilidade e estabilidade do corpo durante a corrida. São eles:
Salto unilateral "corredor" (single leg hop): este exercício trás, além de evolução no equilíbrio, uma melhor resposta muscular e neural do lado direito x lado esquerdo. Faça a posição do afundo, exploda para subir e volte amortecendo até a posição inicial.
Agachamento unilateral com salto: parece um pouco complicado, mas a ideia é essa mesma: trabalhar o equilíbrio e a mobilidade. Trata-se de uma espécie de agachamento lateral com as pernas cruzadas, unindo salto lateral.
Prancha lateral rolante: deitado de lado no chão, junte os pés, eleve o corpo apoiando o cotovelo ou o punho no chão, elevando o quadril. Permaneça parado, enquanto faz uma rotação do tronco para baixo, levando o braço oposto elevado para baixo do seu corpo. Volte à posição inicial. Este exercício irá trabalhar a região do core e o equilíbrio.
Você pode fazer esses movimentos uma ou duas vezes por semana como parte de seus exercícios de aquecimento ou de suas sessões de treinamento de força. Eles podem ser feitos em forma de circuito, com três a quatro séries para cada e com cerca de 15 repetições.Essas são apenas indicações de exercícios que podem ser adicionados a uma rotina de treinamento bem orientada. Para adicioná-los em sua preparação, converse com o seu treinador sobre a melhor forma de equilibrar estes exercícios com a sua rotina.O conteúdo técnico de todos os vídeos desta série especial foram supervisionados por Luciano D'Elia, pioneiro em treinamento funcional no Brasil, fundador do sistema de treinamento CORE 360º e preparador de atletas de elite.Leia a seguir:ASICS leva casa do corredor para outras cidades do Brasil