Publicidade

Publicidade

Quer correr com seu filho? Veja os principais cuidados para garantir saúde e diversão

Por: Fausto Fonseca

Publicado em 16 de novembro de 2022

Quer correr com seu filho? Veja os principais cuidados para garantir saúde e diversão

Foto: O2Corre

A corrida proporciona uma série de benefícios para a saúde mental e física, como aliviar o estresse, aumentar a concentração, reduzir a ansiedade e melhorar a circulação sanguínea. A boa notícia é que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode aproveitar essas vantagens, incluindo as crianças! Se você, que já é adepto à corrida e apaixonado pela prática, quer passar o bastão para a próxima geração, saiba que isso é possível e saudável.

A corrida é uma excelente atividade física para crianças. Depois de andar, ela pode ser considerada a atividade mais natural do ser humano”, explica Mila Toledo, profissional de educação física do Saúde Minuto.
Somado a isso, a corrida é uma forma de incentivar uma vida mais ativa e menos sedentária aos pequenos, principalmente em uma geração que passa mais tempo conectados à internet e em jogos de videogame. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), a obesidade já afeta 13,2% das crianças entre cinco e nove anos e 28% apresentam excesso de peso no Brasil. Quer saber mais por que é interessante incentivar as crianças a correr e como fazer isso de forma segura? Confira, a seguir, os principais benefícios da corrida na infância e os cuidados necessários para a prática nessa fase!

Benefícios da corrida para a criançada

Saber correr desde cedo, além de ajudar no desenvolvimento global da criança, pode impulsionar a vida esportiva, já que a maioria dos esportes, como jogos de quadra e atletismo, usam a corrida como base. Outras atividades esportivas como crossfit, lutas e, até mesmo, a natação também usam a corrida como parte da preparação física”, esclarece Mila.
Além disso, os benefícios proporcionados pela corrida na fase infantil são as mesmas oferecidas para os adultos. A profissional de educação física elencou as principais. Veja:
  • Desenvolvimento das capacidades físicas, como resistência, força, flexibilidade, agilidade e velocidade;
  • Melhora da capacidade respiratória e circulatória;
  • Oxigenação do cérebro e liberação de hormônios importantes para o foco e a concentração;
  • Equilíbrio da composição corporal e combate a obesidade;
  • Estímulo ao estilo de vida ativo;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Desenvolvimento da disciplina, fortalecimento da autoestima e auxílio na sociabilização;
  • Aumento da sensação de bem-estar e autoconfiança.

Frequência, intensidade e cuidados especiais durante a corrida com crianças

É claro que, como em qualquer outra modalidade esportiva, é preciso ter alguns cuidados. No caso das crianças, essa atenção deve ser ainda maior. De acordo com Mila, antes de começar a correr com os pequenos, é interessante ter uma autorização médica para a prática, ter o acompanhamento de um profissional de educação física especializado, que oriente e respeite a fase de desenvolvimento de cada criança, estar atendo aos sinais dados pelo corpo, não correr em jejum e utilizar um tênis apropriado.
Como qualquer atividade física, é fundamental receber orientação de um profissional de Educação Física especializado, pois somente ele poderá explorar o potencial individual e, ao mesmo tempo, respeitar as fases de desenvolvimento da criança”, enfatiza Mila.
Em relação à frequência ideal de treino, a profissional recomenda de duas a três sessões por semana, o que é o suficiente para obter bons resultados em termos de condicionamento físico e performance. Já a intensidade deve ser dosada individualmente para estimular, sem sobrecarregar, permitindo a recuperação muscular importante nessa fase de crescimento.

4 dicas para tornar a corrida mais divertida

A corrida por si só já é um sinônimo de diversão para as crianças, mas tem como deixá-la ainda mais lúdica. A profissional de educação física listou algumas dicas interessantes para estimular os pequenos durante a corrida:
  1. Tenha cuidado com a comunicação e não exagere nas informações, para não transformar o momento prazeroso em um pesadelo para a criança;
  2. Faça a atividade de forma lúdica, no formato de brincadeira e criando “missões” a serem cumpridas, como criar uma “linha de chegada” imaginária e/ou criar obstáculos ou surpresas ao longo do caminho;
  3. Aproveite para introduzir outros jogos que estimulem a corrida, como a queimada, por exemplo. Correr na rua não é a única opção para a atividade, no caso das crianças;
  4. Crie circuitos, utilizando cones ou outros objetos de fácil acesso, para a criança se deslocar ao longo da corrida.

Cuidado com o excesso de treino!

Por fim, mas não menos importante, vale mais um alerta: cuidado para não exagerar na intensidade da corrida com as crianças! “Exagerar nos treinos não é recomendável. Ao invés de ajudar, pode prejudicar o desenvolvimento da criança”, ressalta Mila. Além disso, a corrida pode sobrecarregar as articulações quando feita em excesso.
Portanto, o cuidado deve ser redobrado, principalmente no uso do tênis adequado e no tipo de terreno onde será a corrida, lembrando sempre que quanto mais amortecimento, melhor”, acrescenta a profissional.
Também é essencial combinar uma alimentação equilibrada à prática da corrida, principalmente se o objetivo é fazer a criança perder peso e ter um corpo mais saudável. E o mesmo vale para você, adulto. “Estimular a criança a praticar atividade física é o melhor presente que podemos dar a ela. A melhor forma de fazer isso é sendo o próprio exemplo”, finaliza.

Leia a seguir:Retirada de kit: 22 de setembro
Dia nacional do atleta paralímpico
Artigo

Dia nacional do atleta paralímpico

Publicidade

Publicidade