Publicidade
Publicidade
Por: Fausto Fonseca
Publicado em 16 de novembro de 2022
Foto: O2Corre
A corrida proporciona uma série de benefícios para a saúde mental e física, como aliviar o estresse, aumentar a concentração, reduzir a ansiedade e melhorar a circulação sanguínea. A boa notícia é que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode aproveitar essas vantagens, incluindo as crianças! Se você, que já é adepto à corrida e apaixonado pela prática, quer passar o bastão para a próxima geração, saiba que isso é possível e saudável.
A corrida é uma excelente atividade física para crianças. Depois de andar, ela pode ser considerada a atividade mais natural do ser humano”, explica Mila Toledo, profissional de educação física do Saúde Minuto.Somado a isso, a corrida é uma forma de incentivar uma vida mais ativa e menos sedentária aos pequenos, principalmente em uma geração que passa mais tempo conectados à internet e em jogos de videogame. De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), a obesidade já afeta 13,2% das crianças entre cinco e nove anos e 28% apresentam excesso de peso no Brasil. Quer saber mais por que é interessante incentivar as crianças a correr e como fazer isso de forma segura? Confira, a seguir, os principais benefícios da corrida na infância e os cuidados necessários para a prática nessa fase!
Saber correr desde cedo, além de ajudar no desenvolvimento global da criança, pode impulsionar a vida esportiva, já que a maioria dos esportes, como jogos de quadra e atletismo, usam a corrida como base. Outras atividades esportivas como crossfit, lutas e, até mesmo, a natação também usam a corrida como parte da preparação física”, esclarece Mila.Além disso, os benefícios proporcionados pela corrida na fase infantil são as mesmas oferecidas para os adultos. A profissional de educação física elencou as principais. Veja:
Como qualquer atividade física, é fundamental receber orientação de um profissional de Educação Física especializado, pois somente ele poderá explorar o potencial individual e, ao mesmo tempo, respeitar as fases de desenvolvimento da criança”, enfatiza Mila.Em relação à frequência ideal de treino, a profissional recomenda de duas a três sessões por semana, o que é o suficiente para obter bons resultados em termos de condicionamento físico e performance. Já a intensidade deve ser dosada individualmente para estimular, sem sobrecarregar, permitindo a recuperação muscular importante nessa fase de crescimento.
Portanto, o cuidado deve ser redobrado, principalmente no uso do tênis adequado e no tipo de terreno onde será a corrida, lembrando sempre que quanto mais amortecimento, melhor”, acrescenta a profissional.Também é essencial combinar uma alimentação equilibrada à prática da corrida, principalmente se o objetivo é fazer a criança perder peso e ter um corpo mais saudável. E o mesmo vale para você, adulto. “Estimular a criança a praticar atividade física é o melhor presente que podemos dar a ela. A melhor forma de fazer isso é sendo o próprio exemplo”, finaliza.
Publicidade
Publicidade