Publicidade

Publicidade

Ciclismo: conheça as lesões mais comuns e como preveni-las 

Por: Redação

Publicado em 23 de novembro de 2023

Ciclismo: conheça as lesões mais comuns e como preveni-las 

Foto: O2Corre

Andar de bicicleta é uma das atividades mais populares para se praticar ao livre, além de ser uma ótima maneira de melhorar a saúde. Porém, diversas pessoas ignoram as lesões que podem ser desencadeadas pelo esporte se os devidos cuidados não forem tomados. Veja as lesões mais comuns e como evitá-las:

Dores no joelho

  • Síndrome patelofemoral: dor ou dor profunda ao redor da rótula. Para prevenir, verifique a altura do seu selim e não coloque carga extra em um único grupo de músculos. Comece uma rotina de alongamentos de quadril e joelho, além de um acompanhamento com um fisioterapeuta;
  • Síndrome da banda iliotibial: dor na parte externa da rótula, acompanhada da sensação de aperto no quadril. Para prevenir, basta adicionar alguns exercícios de mobilidade e flexibilidade à sua rotina pós-ciclismo;
  • Tendinite patelar: sensibilidade e dor sob a patela, na parte da frente da perna. A prevenção é fácil, basta continuar pedalando, porém com um ritmo de treino reduzido, além de descanso adequado. Um programa de alongamento pode auxiliar a fortalecer o tendão.

Dor lombar

Permanecer na mesma posição sem realizar uma pausa pode levar a dores musculares - ao pedalar, a postura na bicicleta exerce muita pressão na coluna. É fácil para prevenir: primeiro é necessário ver se o ângulo do selim não está muito baixo ou inclinado para cima. Depois, faça alongamentos da parte inferior das costas e quadril.

Rigidez muscular

Os isquiotibiais e músculos da panturrilha podem estar tensos. Ao correr ou andar de patins, a dor pode ser aflorada, levando a rupturas ou mesmo lesões graves. Certifique-se de alongar antes de andar de bicicleta.

Cãibras musculares

O quadríceps é um dos músculos mais utilizado no ciclismo e ele precisa de um bom tempo para se recuperar. A massagem pode ajudar a aliviar a dor, assim como praticar pedaladas alternadas, para que alguns músculos possam relaxar.

Dor no pescoço

A tensão muscular que começa na base do crânio e se estende das laterais do pescoço até os ombros são a razão da dor. Para evitar, escolha uma bicicleta que se ajuste ao seu corpo, mantenha a postura correta e relaxe a pegada no guidão. Alongamentos suaves podem ajudar a soltá-lo e movê-lo com mais liberdade.

Leia a seguir:33º Triathlon Internacional de Santos abre as vendas
Todo cuidado é Porto: Circuito Porto de Corrida apresenta a Blue Run - A vida em movimento
Corrida de Rua

Todo cuidado é Porto: Circuito Porto de Corrida apresenta a Blue Run - A vida em movimento

Publicidade

Publicidade