Publicidade

Publicidade

Esporte na infância, futuro saudável: coloque seu filho para correr!

Por: Stephanie Calazans

Publicado em 15 de maio de 2025

Esporte na infância, futuro saudável: coloque seu filho para correr!

Foto: O2Corre

    Neste Artigo

Neste Artigo

A ciência afirma: correr na infância é muito mais do que gastar energia. É crescer com saúde, alegria e confiança. É se aprimorar e fortalecer aspectos físicos, psicológicos e emocionais, além de desenvolver habilidades e percepções como disciplina, trabalho em equipe, respeito às diferenças e também às regras.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), crianças de 5 a 17 anos devem realizar pelo menos uma hora diária de atividade física, de moderada a vigorosa. Porém, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% dessa faixa etária não alcança a meta, especialmente após os 10 anos de idade.

Por isso, vamos listar aqui alguns motivos para que você incentive seus pequenos a começarem já a prática desse esporte apaixonante e revitalizador!

Incentivar as crianças a descobrirem desde cedo o prazer de correr e a colherem os frutos da superação, resulta em uma confiança reforçada, uma autoestima elevada, uma motivação fortalecida e muita saúde e bem-estar.

Os benefícios são inúmeros e vão desde ensinar seu filho a ter responsabilidade e a respeitar as regras, até ver que a sua criança cresceu com uma boa autoestima, segurança de si, capacidade de enfrentamento e muita resiliência.

Impactos positivos da corrida na infância

  1. Desenvolvimento físico – fortalece o coração e os pulmões já na infância, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio, fortalece os músculos e os ossos evitando problemas futuros, e contribui para o controle de peso. Além disso, reforça a resistência, a agilidade e a força.
  2. Desenvolvimento mental e emocional – regula o humor e reduz sintomas de estresse e ansiedade nas crianças. Fortalece a confiança e a autoestima, que são importantes nessa fase, e ajuda a desenvolver uma rotina de foco e persistência, que será fundamental no futuro. Além disso, mais acostumadas a superar desafios, as crianças estão mais preparadas psicologicamente.
  3. Aspectos sociais – incentiva o convívio social dos pequenos e valoriza o trabalho em equipe e o respeito às diferenças e às regras, conceitos que devem ser ensinados desde cedo.
  4. Vantagens de começar cedo – crianças que correm tendem a conservar hábitos saudáveis e a manter uma rotina ativa na adolescência e na idade adulta. Além disso, existe o fator “memória muscular”: pessoas que tiveram uma boa base de exercícios físicos na infância têm menos dificuldades de retomar as atividades depois de adultos.
  5. Relação com o esporte – a infância é a fase ideal para associar o exercício a algo prazeroso. Se correr for divertido, a criança forma vínculos emocionais positivos com a atividade física, o que pode durar a vida inteira.

Além disso, você já pensou na emoção de ver o seu pequeno ganhando a primeira medalha? Chegou a hora de inspirar uma nova geração de corredores!

Leia a seguir:Equilíbrio Corpo-Mente: Energy Land Une Corrida, Yoga e Bem-Estar
Esporte na infância, futuro saudável: coloque seu filho para correr!
Circuito das Estações

Esporte na infância, futuro saudável: coloque seu filho para correr!

Publicidade

Publicidade