No Brasil, a corrida de rua tem atraído cada vez mais adeptos. Para se ter uma ideia, estima-se que o país tem de 5 a 11 milhões de pessoas que praticam este tipo de esporte.
Por mais que correr não tenha segredo e a corrida possa trazer muitos benefícios ao cérebro, alguns cuidados devem ser tomados, pois existem alguns erros que você não deve cometer ao correr na rua. É importante fazer uma avaliação porque estes erros podem, inclusive, afetar o seu desempenho.
Se você faz parte deste número, preste atenção em quais são esses erros:
Não ter o acompanhamento de um profissional
Este é um dos erros mais frequentes de quem gosta de correr na rua. Contratar um profissional especializado é importante para que a sua atividade tenha a direção certa.
É possível encontrar diversos conteúdos na internet com dicas e tipos de treinos, porém, não é o mesmo que ter uma “pessoa real” ao seu lado acompanhando a sua evolução.
Por este motivo, se você realiza a corrida de rua por conta própria, busque por um profissional para te auxiliar.
Cada pessoa corre de uma forma
A forma e a quantidade de dias que o seu amigo corre, pode não ser a ideal para você, sabia? Isso serve para qualquer tipo de corrida, afinal, cada corpo reage ao treino de uma forma.
Por isso, um dos erros que você não deve cometer ao correr na rua, é copiar o treino de uma pessoa conhecida porque você pode ter queda de rendimento ou até mesmo sofrer lesões que podem ser graves. Você acha que o seu corpo aguenta correr todos os dias?
O ideal é você ir descobrindo o que funciona melhor para o seu corpo, claro, que, se possível, com a ajuda de um profissional, como falamos acima.
Não fazer pausa de recuperação
O indicado pelos especialistas é que, depois de um treino de alta intensidade ou de longa duração, no dia seguinte, você faça uma corrida mais tranquila ou outra atividade que não tenha tanto impacto.
Esta pausa é ideal para que o seu corpo consiga se recuperar do exercício realizado, porém, algumas pessoas acabam não respeitando e acabam fazendo grandes corridas, por exemplo. Você deve se preocupar e dar o tempo necessário para não colher consequências que podem fazer com que seja necessário fazer uma paralisação ainda maior.
Voltar ao treino com alta intensidade
Após uma pausa por conta de lesão ou até mesmo porque você ficou doente, a volta deve ser feita da maneira correta. Infelizmente, um dos erros que você não deve cometer ao correr na rua é voltar com tudo depois de uma liberação médica, por exemplo.
Neste caso, comece com treinos mais leves (evite corrida de altas distâncias) e, aos poucos, vai aumentando a intensidade da corrida, conforme você for se sentindo mais seguro. Desta forma, o seu corpo irá se recuperar da maneira correta.
Não realizar o aquecimento
Este é um dos itens que pode causar controvérsia entre as pessoas que gostam de correr na rua, já que algumas entendem que o momento do aquecimento é quando a corrida ainda está em ritmo mais leve.
Mas não é bem assim. Principalmente, quem escolhe fazer a corrida no período da manhã precisa tomar este tipo de cuidado, afinal, no começo dos exercícios os músculos ainda podem estar encurtados.
O ideal é que você separe um momento, que pode ser de 8 a 10 minutos, para realizar o aquecimento de forma adequada.
Uma vantagem de mudar o hábito de não aquecer é que a atividade física poderá ser mais efetiva, auxiliando na hora da corrida.
Você gosta de correr? Qual dos erros que você não deve cometer ao correr na rua? Compartilhe com a gente nos comentários.
Colaboradora da Matéria: *Jeniffer Elaina é redatora, especialista em seguros, formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV.