Publicidade

Publicidade

Ácido hialurônico: conheça o responsável no tratamento das articulações

Por: Redação

Publicado em 19 de março de 2024

Ácido hialurônico: conheça o responsável no tratamento das articulações

Foto: O2Corre

O ácido hialurônico se tornou sensação quando falamos da área estética, mas não é apenas para esses fins que ele faz sucesso. Na ortopedia, por exemplo, ele é um ótimo tratamento para articulações e artroses. Esse ácido é um polissacarídeos de alto peso molecular, encontrado no tecido epitelial (que reveste e protege a superfície do corpo, órgãos e cavidades corporais), tecido cognitivo (fornece sustentação e preenche os espaços entre os tecidos) e tecido nervoso (recebe, interpreta e responde aos estímulos) de animais vertebrados. O composto é a substância mais importante que compõe o líquido sinovial, que tem como principais funções a lubrificação da articulação, absorção de impactos mecânica, redução do atrito entre extremidades ósseas, propriedades viscoelásticas, eliminação de radicais livres e a regulação das atividades celulares.

Quando é indicado para o joelho?

Infiltrado no interior das articulações por meio de injeções, o procedimento consegue promover um alívio satisfatório e prolongado da dor, o que melhora a função da articulação por meio de vários mecanismos, como efeito anti-inflamatório, restauração das propriedades viscoelásticas, indução da síntese do ácido hialurônico, estimulação da proliferação de condrócitos e redução da degradação da cartilagem.

Como é realizado?

Apesar de ser um tratamento que ajuda quem sofre de artrose, o procedimento é simples e leva em torno de 10 minutos. Sua aplicação começa com uma anestesia local e depois inicia a viscossuplementação. O processo pode ser seguido de uma leve dor, calor e inchaço.

Deixe o joelho 'zerado' para Floripa!

Se você estava com medo de correr por conta do impacto do joelho contra o solo, neste artigo você tirou todas as dúvidas com relação a um tratamento que pode te ajudar! Converse com seu médico e comece a se preparar para correr a 13ª Maratona de Floripa, que acontece no dia 2 de junho no Canteiro Central na Beira Mar Continental, Com as distâncias de 42, 21 e 5 km, a prova ainda é uma das credenciadas nas quais o corredor pode contabilizar o índice para a famosa Maratona de Boston. Clique aqui e garanta a sua vaga!

Leia a seguir:Um marco na história das corridas de rua: O Maior Circuito de Corridas do Mundo
Um marco na história das corridas de rua: O Maior Circuito de Corridas do Mundo
Artigo

Um marco na história das corridas de rua: O Maior Circuito de Corridas do Mundo

Publicidade

Publicidade