Sabemos que correr é sempre uma boa pedida para atividades físicas: queima muitas calorias e faz emagrecer. Por outro lado, será que caminhar também auxilia na perda de peso? É possível comparar 1 km de corrida com 1 km de caminhada? Saiba como é na prática.
Caminhar x correr
Muitos fatores influenciam a queima de caloria em ambas as atividades, mas ao compararmos a queima calórica para uma mesma distância, a maior influência está na velocidade: caso você corra a 8 km/h, seria possível comparar a corrida com uma caminhada - e, ainda assim, se aproximar na mesma queima calórica. Porém, caminhar nessa velocidade em um ritmo muito elevado é uma tarefa apenas para pessoas já com um certo nível de treino. Geralmente, a velocidade rápida de uma caminhada diverge entre 5 e 6 km/h, já a corrida começa com um trote bem lento aos 8 km/h.
Após alcançar uma determinada velocidade de corrida, a quantidade de calorias queimadas começa a estagnar. A maior diferença ocorre quando comparamos uma caminhada lenta (de 1 km) a uma corrida rápida também de 1 km. O caminhar lento não é o problema, mas há um teto de velocidade para a corrida: o aumento de velocidade de uma caminhada lenta para uma corrida moderada pode ser de 50%-100%. Quanto mais rápido corremos, mais perto chegamos do nosso limite de velocidade.
Benefícios da corrida
Estudos indicam que correr uma determinada distância pode queimar 30% a mais de calorias do que na caminhada. Corridas de alta intensidade possuem o efeito
afterburn, queimando calorias mesmo depois do término do exercício, - o que as torna ideais para quem quer queimar mais calorias em menos tempo.
Benefícios da caminhada
Caminhar é menos intenso, ou seja, a maior parte das calorias queimadas vem da gordura. Uma hora de caminhada pode ser relaxante e leva à queima de 200 cal - ou mais. Os músculos e juntas sofrem menos impacto, além de ser fácil incorporar minutos desse exercício no dia, sem planejar um treino específico. Caminhar e correr na mesma distância não queimarão a mesma quantidade de calorias, a menos que seja na mesma velocidade - o que é improvável. O importante é manter uma rotina de treinos que seja saudável, caminhando ou correndo.