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Atualizado em 24 de janeiro de 2025
Foto: O2Corre
Tudo começou na última segunda-feira com a rapidez imposta pela internet. Se aproveitando da inocência, da frustação alheia e do ego exarcebado em pertencer a uma suposta elite running de "escolhidos, mais uma fake news foi criada. Entretanto, mais do que uma notícia falsa, essa tinha um golpe por trás, , que pode ser enquadrada como crime pela leis brasileira. A vítimas foram a adidas do Brasil e os milhares de usuários do Facebook e do Instagram. A mentira: um post recrutando novos influenciadores do mundo running com critérios duvidosos. Seguir o perfil @AdidasInfluenciadores; repostar a imagem e ter, no mínimo, 200 seguidores no Instagram. Quem fizesse isso faria parte do sorteio, o qual seriam selecionados 100 influenciadores no dia 25 de agosto. A parte boa demais da fake news e na qual o desconfiômetro deveria apitar na hora: os selecionados receberiam kits contendo roupas e acessórios da marca por um determinado período. O único trabalho seria usar e postar os looks oferecidos pela marca.
Era isso, uma imagem simples em preto e branco postada com erros grossos ao olhar comum na forma de "meme" que viralizou na velocidade da disputa de Mo Farah e Bekele ou dos pegas de Hawks e Zach Muller pelas montanhas de San Francisco. Para muitos que caíram no golpe também houve a quebra de sonhos. Entre as pessoas que compartilharam a notícia falsa, haviam corredores simples e humildes que jamais poderão entrar em uma loja de acessórios esportivos. Sacada de mestre golpista! Que corredor, com ou sem condições, não gostaria de ser um eleito a representar uma marca que fosse? Ao bater o olho na imagem e antes mesmo de ler, desconfiei da grafia da logomarca da adidas. Há quase uma década a empresa das três listas passou a usar a grafia "adidas" em caixa-baixa. Ao ler o texto havia várias palavras sem acentuação como “sera”, “recebera”, “minimo” e o dolorido "para estarem nos representando", me fez ter certeza de que estava diante de uma notícia falsa.Publicidade
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