Correr em parques e outros lugares sem a presença de carros facilita a vida do corredor - mas isso não quer dizer que a rua deve ser descartada. Com os devidos cuidados, o asfalto pode se tornar um importante aliado. É possível sim conviver com os automóveis, basta respeitar os códigos de trânsito e tomar algumas providências para o melhor cenário.
No mês do Maio Amarelo, aqui vão algumas dicas para reduzir o risco de acidentes enquanto treina nas ruas:
Vá na contramão
Uma das mais importantes medidas de segurança é ir na contramão. Ao ficar próximo ao meio-fio, o corredor consegue calcular o melhor espaço que tem, enxergando os carros e antecipando o que pode acontecer, caso haja necessidade de parar, acelerar ou mudar de direção.
Use roupas claras/chamativas
Esse tipo de roupa destaca o corredor e ajudam o motorista a identificar quem está à sua frente, diminuindo as chances de acidentes. É recomendável usar dispositivos que podem ser presos à roupa, além de tênis com faixas refletivas.
Atenção às bicicletas
Como diversos ciclistas estão acostumados a usar a faixa da direita, é necessário ter atenção redobrada. O corredor pode sinalizar com o braço a direção que irá seguir - mas sempre vale a pena ir para a calçada, caso o espaço pareça pequeno.
Cuidado com as calçadas
Todos sabemos que as calçadas não são niveladas, por isso, é necessário redobrar a atenção, principalmente de noite. Degraus e pisos diferentes podem causar lesões.
Olho nos buracos
No asfalto ou na calçado, os buracos existem e fazem parte das vias públicas. Lesões causadas por eles são bem comuns, qualquer minuto de desatenção pode custar caro. O piso molhado pode piorar ainda mais a sua identificação.
Respeite os semáforos
Sabemos que é horrível parar a corrida e esperar os 30 segundos de farol, mas é melhor do que tentar escapar entre os veículos ou acelerar no amarelo. Paradas rápidas não irão prejudicar o exercício.
Companhias são bem-vindas
Correr com mais gente é sempre melhor! É mais fácil para um motorista identificar um grupo de corredores, do que um corredor sozinho. O pelotão tem que sempre estar atento ao ocupar um espaço muito grande, que atrapalhe a mobilidade dos demais.