Publicidade

Publicidade

21 e 42 km: como e quanto descansar?

Por: Redação

Publicado em 14 de junho de 2024

21 e 42 km: como e quanto descansar?

Foto: O2Corre

    Neste Artigo

Neste Artigo

Participou de uma maratona de 21  ou 42 km? Os ganhos ao acelerar à volta aos treinos depois da prova pode acarretar risco de se machucar é alto. Para os que testaram 21 km, é ideal descansar de 2 ou 3 dias – para os que testaram os 42 km, é ideal que o descanso seja maior, de 4 a 6 dias. Se as dores agudas persistirem ou continuar mancando para andar, descanse mais. A maioria dos melhores atletas tiram dias de folga depois das provas.

Respeitam esse período sem correr pode aumentar a chance de se inspirar mais para voltar com carga total e aguentar as semanas de treinos durantes para o próximo desafio. Não é só descansar o corpo: a cabeça também precisa de paz. Tire a paranoia de que vai perder condicionamento, no momento, seu corpo precisa de rest total. Caso seja difícil se manter quieto, volte com outra atividade como natação, musculação, caminhada ou ciclismo. Elas aumentam o fluxo sanguíneo nos músculos desgastados das pernas.

Para não passar do ponto muito cedo, baseie-se na frequência cardíaca (FC). Se mantenha na cara dos 50 a 60% da FC máxima. Se pensa em fazer poucas e boas provas, talvez você esteja recuperado memso apenas 14 ou 15 dias.

Leia a seguir:Saúde mental e atletas de alto rendimento
Saúde mental e atletas de alto rendimento
Categoria

Saúde mental e atletas de alto rendimento

Publicidade

Publicidade