Publicidade

Publicidade

Em evento da adidas, Adizero Adios Pro 2 ajuda na quebra de recordes mundiais

Por: Redação

Publicado em 15 de setembro de 2021

evento adios pro 2

Foto: O2Corre

Em evento especial realizado na sede da adidas, em Herzogenaurach, na Alemanha, a empresa esportiva buscou quebrar uma sequência de recordes mundiais com alguns de seus novos produtos, mais especificamente os novos tênis da linha Adizero: Adizero Takumi Sen 8 e a continuação do aclamado Adizero Adios Pro, o Pro 2. Confira o review completo do Adizero Adios Pro no nosso Guia do Tênis A corrida contou com atletas do mundo todo percorrendo um trajeto especialmente desenhado em volta do World of Sport campus da adidas, e marcou o retorno da temporada de maratonas, com atletas disputando diferentes distâncias. A competição teve transmissão ao vivo nos canais adidas running no Youtube e Twitter. Durante o evento, chamado adidas Adizero: Road to Records, dois recordes mundiais foram batidos, ambos por corredoras nos 10km e 5km. A mais longa foi finalizada em 30 minutos e 1 segundo pela queniana Agnes Jebet Tirop, que quebrou um recorde que durava 19 anos. Já os rápidos 5km foram batidos pela etíope Senbere Teferi, em apenas 14 minutos e 29 segundos, 15 segundos abaixo da marca anterior. Essa nova marca pode ser considerada o primeiro grande feito do Adizero Takumi Sen 8, que será lançado globalmente só em dezembro de 2021, com certo atraso no Brasil, chegando no primeiro semestre de 2022. Além dessas provas, também foram realizados circuitos de meia maratona masculina e feminina. Abrindo o evento, a prova entre os homens foi vencida por Abel Kipchumba, do Quênia, usando um Adios Pro 2 com um tempo de 58 minutos e 48 segundos, o melhor de sua carreira. Já a feminina foi vencida pela conterrânea de Abel, Brenda Jepleting, também batendo seu recorde pessoal com 1 hora, 6 minutos e 52 segundos. Para falar mais sobre o Adizero Adios Pro 2, o repórter da O2 Corre, Caio Tortamano, conversou exclusivamente no evento com Stephan Scholten, diretor global da área de calçados da adidas running, e Simon Lockett, gerente de produtos envolvido diretamente no desenvolvimento dos tênis da linha Adizero. Confira abaixo a conversa com os dois:

Como incrementar novamente um produto que agradou tanto os corredores?

Simon Lockett: Nós acreditamos que sempre é possível encontrar e aprimorar detalhes nos nossos tênis, para que consigamos construir algo forte e que vá para frente como um projeto. De maneira geral, temos que desconstruir os conceitos dentro do calçado, ver o que funcionou, o que não foi tão bem assim, já que trabalhamos com tantos atletas sempre é possível encontrar esses defeitos, tudo isso pra reconstruir o tênis da melhor maneira possível. É assim que a gente consegue encontrar ganhos “marginais” para o calçado, e temos visto que o tênis já tem funcionado muito bem para os atletas que usam eles nas corridas.  

Quais as especificações técnicas do calçado?

Stephan Scholten:  Estamos falando de um tênis pensado para meia-maratona e maratona, que pesa 220g e tem 39mm de entressola Lightstrike Pro no calcanhar e 31,5mm no antepé, totalizando 7,5mm de drop. A entressola é inteiramente de Lightstrike Pro, altamente resiliente, super amortecedora e com grande retorno de energia. A estrutura foi completamente redesenhada para ser ainda mais leve e responsiva. Tanto o Metarocker como os EnergyRods já estavam no Pro 1 e foram muito aclamados pelos atletas, então só mudamos um pouco para que trabalhassem com ainda mais harmonia com o resto da entressola. A maior mudança do Pro 2 para o Pro 1, além do peso, foi a tração que queríamos melhorar. Usamos uma borracha TechStyle muito leve na primeira versão do tênis, mas agora aprimoramos também com uma camada de borracha Continental no antepé, para o movimento de passada na área do dedão, onde necessitamos de maior tração na corrida. No cabedal, o Celermesh foi transformado no Celermesh 2.0, uma malha super confortável e leve, reforçada internamente pra proporcionar grande estabilidade e ajuste ao pé, especialmente no médio pé e no calcanhar.  

Há quanto tempo o Adizero Adios Pro 2 estava sendo pensado e desenvolvido?

Stephan: Geralmente pra um desenvolvimento como esse nós levamos de 22 a 24 meses, mas a parte boa do Adizero é que é um esforço contínuo para melhorar nossos tênis de corrida. Sempre quando tem uma corrida, nós damos aos nossos atletas os últimos protótipos que estão sendo trabalhados continuamente para melhorarem cada vez mais. É uma espécie de círculo virtual em que estamos constantemente melhorando nosso trabalho por meio da opinião dos atletas e dos consumidores também. Isso resulta em um ciclo relativamente curto entre o Pro 1 e o Pro 2, já pensando nas inovações que teremos para o Pro 3.  

Quais as expectativas de desempenho desse calçado com corredores profissionais nas maratonas que vem por aí?

Simon: Sendo bem sincero, esperamos mais recordes em mais corridas, mais primeiros lugares, bem como segundos e terceiros, ocupando espaços nos pódios. Além disso, quando pensamos em recordes mundiais de corredores de elite, esperamos sempre o melhor, sem contar os amadores que estarão nas linhas de largada de maratonas como a de Nova York ou Berlim, e torcemos para que consigam seus recordes pessoais com o Pro 2.

adidas Adizero Adios Pro 2

Categoria: Performance Pisada: Neutra Peso: 220g (41 masculino) Drop: 7,5mm Valor: R$1699,99 Finalidade: Treinos diários e de velocidade, corridas de curtas e longas distâncias

Leia a seguir:Adizero Drive RC: adidas apresenta novo super tênis mais acessível
Dia nacional do atleta paralímpico
Artigo

Dia nacional do atleta paralímpico

Publicidade

Publicidade