Publicidade
Publicidade
Por: Redação
Publicado em 31 de julho de 2024
Foto: O2Corre
Neste Artigo
Neste Artigo
Pela primeira vez na história dos esportes olímpicos, atletas amadores terão a chance de seguir os mesmos passos dos profissionais em uma das provas mais tradicionais: a Maratona Olímpica. No dia 10 de agosto, às 21h de Paris – e após 13h de largada dos corredores de elite – cerca de 20 mil atletas amadores percorrerão os 42.195 km da Marathon Pour Tous.
A iniciativa está ligada ao Games Wild Open, que caracteriza a edição dos Jogos Olímpicos e trata sobre a inclusão. Ao incentivar a maior participação popular, a ideia dos organizadores é aproximá-los do espírito de competição. Essa competição focou na paridade de gênero, com o mesmo número de participantes homens e mulheres. Também haverá outra prova de corrida, com distâncias de 10 km, às 23h30.
O trajeto de 42.195 km inicia no Hotel de Ville (prefeitura de Paris) e percorrerá pontos emblemáticos da cidade, como o Museu do Louvre e a Torre Eiffel – passando por Versalhes e outras sete cidades: Boulogne-Billancourt, Sèvres, Ville d’Avray, Viroflay, Chaville, Meudon e Issy-les Moulineaux. A linha de chegada é na capital francesa, mais precisamente na Esplanada Invalides, jardim do Hotel des Invalides, construído em 1687 como hospital militar e casa de repouso para veteranos de guerra.
O percurso é uma homenagem à Marcha das Mulheres a Versalhes, que aconteceu em 1789 – o evento histórico reuniu milhares de mulheres para forças Luís 16 a retornar com sua família para Paris, onde a população enfrentava a fome. Após o ocorrido, o rei assinou a Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadãos.
Publicidade
Publicidade