Exercícios de cross training para melhorar sua corrida
Por: Fausto Fonseca
Publicado em 29 de outubro de 2022
Foto: O2Corre
Intercalar treinos que exigem dos músculos e que também trabalhem a parte aeróbica, assim funciona o cross training. Com essa variação é possível obter resultados semelhantes aos da corrida de rua, desde que escolhidos os movimentos corretos. Ou seja, é um trabalho completo de treinamento!
Com o cross training é possível escolher uma atividade que irá manter o condicionamento aeróbico e trabalhar os grupos musculares, minimizando impactos e ganhando equilíbrio. Esse trabalho que envolve coordenação proporciona uma melhora na aplicação da força e consequentemente melhoria no resultado em esportes como a corrida.
Este tipo de atividade, quando bem intercalado com os treinos de corrida (sempre com a orientação de um profissional da educação física, ok?), também proporcionar um descanso psicológico ao atleta, sem dar folga ao condicionamento cardiorrespiratório e muscular.
Benefícios do cross training
1. Menor risco de lesões
Estes exercícios selecionados trabalham a musculatura sem o impacto repetitivo nos membros inferiores, favorecendo a redução de lesões. Esse tipo de atividade trabalhará os músculos utilizados durante a corrida, porém sem impacto, mantendo o condicionamento aeróbio de uma forma mais específica para correr.
2. Ganho aeróbico
Por envolverem exercícios de baixo impacto, mas que trabalham a parte aeróbica e a musculatura de maneira integral, os exercícios cross training favorecem o desenvolvimento do condicionamento físico.
3. Mais eficiência
Os movimentos melhoram a flexibilidade dinâmica, simulando a forma como os músculos e tecidos trabalham durante a corrida. Isso melhora a resistência em seus movimentos de corrida e, assim, aumenta a eficiência de seu ritmo.
Exercícios de cross training para fazer em casa
Para você começar a praticar algumas atividades de cross training, selecionamos alguns exercícios mais simples que podem ser feitos em qualquer lugar. Feitos em conjunto, eles favorecem o desenvolvimento aeróbico e muscular com baixo impacto.
O burpee, por exemplo, muito usado por praticantes de crossfit, une explosão muscular e potência aeróbica. Já a flexão favorece o desenvolvimento muscular dos membros superiores, essenciais para uma boa postura.
Unem-se a eles exercícios como o polichinelo e a corrida no lugar, que funcionam como alongamentos dinâmicos, e a passada, que trabalha a musculatura dos membros inferiores.
Você pode realizar estes exercícios em circuito de duas a três vezes na semana, com média de 15 a 20 repetições por exercício. Confira!
O conteúdo técnico de todos os vídeos desta série especial foram supervisionados por Luciano D'Elia, pioneiro em treinamento funcional no Brasil, fundador do sistema de treinamento CORE 360º e preparador de atletas de elite.Leia a seguir:Vale a pena comprar pistolas massageadoras?