Nada, pedala, corre, malha, e aí, testa positivo para COVID-19! Vai, se isola, para com os treinos e entra em modo repouso. E se recupera!
Mas depois do tempo de isolamento necessário, como voltar às atividades anteriores e ao foco? Como voltar a treinar pós-Covid-19?
O que é importante avaliar para voltar a treinar pós-Covid-19
Ponto 1: de acordo com cardiologistas e médicos do esporte, após o isolamento, só se deve voltar aos treinos depois de fazer consultas e exames. Cada indivíduo responde de uma maneira e mesmo aqueles que passam assintomáticos devem cumprir todo o protocolo de exames necessários. Afinal, voltar a treinar pós-Covid-19 requer cuidados e não é hora de correr riscos desnecessários, certo?
Ponto 2: risco de lesão muscular aumentado? Existem evidências que em algumas pessoas, sim. Então, nada de achar que pode pegar a mesma carga que antes na academia. E esse é também um bom motivo (além da questão cardiorrespiratória) para não voltar aos treinos fazendo tiros ou longos gigantes! Suplementos que previnem o catabolismo (HMB, BCAA, Kic) podem ajudar.
Ponto 3: seu sistema imunológico foi detonado nesse período. Portanto, alimente-se com uma dieta saudável e baixa em alimentos inflamatórios (álcool, glúten, açúcar...). Peça ao seu nutricionista suplementos que possam ajudar a recompor sua integridade imunológica: Glutamina, vitaminas (C, D e E), minerais (Selênio e Zinco), probióticos, cúrcuma, própolis e ômega 3 (obrigatório) – lembrando que doses excessivas ou desequilibradas podem atrapalhar mais que ajudar.
Ponto 4: ocorreu perda de massa muscular e ganho de gordura? Treino e paciência! Suplementos podem ajudar, mas cuidado com dietas mirabolantes ou radicais. Você ainda precisa de energia para se recuperar.
Ponto 5: perdeu condicionamento? A mesma solução acima: treino e paciência! Depois da liberação médica para o retorno, tente adaptar seu corpo novamente aos treinos por pelo menos duas semanas. Após esse período, suplementos à base de beterraba e Rhodiola Rosea podem ajudar.
Não desanime e não desista. Reajuste seus objetivos, treinos e alimentação. Lembra que se fizer certo desde o início, voltar a treinar pós-Covid-19 vai ser só mais um desafio na sua lista de vitórias.
Logo logo você estará como antes. Nos treinos e na vida, a gente não consegue se manter no topo o tempo todo, mas períodos difíceis ajudam a aumentar nossa força.
Leia mais