Publicidade

Publicidade

O que é o pace na corrida? O quão importante ele é?

Por:Marina Machado

Atualizado em 9 de novembro de 2024

O que é o pace na corrida? O quão importante ele é?

Foto: O2Corre

Resumidamente, “pace” é o tempo que eu demoro para correr 1km: se eu demoro 6 minutos para correr 1km, meu pace é de 6.  Nós corredores temos uma linguagem própria para calcular a velocidade que conseguimos correr, e fazemos isso dentro da referência de 1km. Muitos iniciantes na corrida podem ter ouvido esse termo e não entenderam, por isso achei pertinente eu trazer a explicação!

Saber o pace é importante, pois ajuda você a monitorar o ritmo e a intensidade do treino – além de ser um fator importante na estratégia durante uma prova de corrida, por exemplo: qual será sua velocidade na largada, nas subidas, descidas e até na chegada.

Acompanhar a variação do seu ritmo de corrida pode te ajudar na melhora do seu desempenho. Aconselho aos iniciantes na corrida não se preocuparem muito com isso, mas sim em se sentirem confortáveis e felizes no processo. O segredo é traçar um objetivo de tempo – por exemplo, correr 10 ou 20 minutos sem parar (ritmo constante) e se sentir “confortável” correndo.

Se você já é um praticante de corrida com mais experiência e tempo no esporte, pode ser que deseje em algum momento diminuir o pace, e é natural que algumas pessoas consigam isso mais rápido do que outras: ainda que ambas façam o mesmo treinamento, fatores biológicos estão totalmente ligados a essa evolução.

Deixo aqui 3 dicas para essas pessoas

  1. Treinamento com assessoria ou professor especializado em corrida: incluir treinos de tiro ajudam bastante, já que – além de melhorar a velocidade – contribuem também para a resistência. É importante ter uma planilha e se dedicar para trabalhar diversos pontos;
  2. Fortalecimento: eu diria que é impossível diminuir seu pace sem ter condições básicas de ordem muscular, óssea e articular. Trabalho de resistência muscular é a dica de ouro para quem quer evoluir no seu ritmo de treino;
  3. Não se compare: o pace do outro não é da sua conta, cada um está no seu processo de evolução e tem o seu histórico de vida. Leve em conta o contexto e busque o seu melhor naquele treino e na fase de vida que você se encontra!

Independente de pace e performance, nunca deixe de correr e se divertir!

 

Leia a seguir:Biomecânica da corrida: como melhorar sua técnica?
Dia nacional do atleta paralímpico
Artigo

Dia nacional do atleta paralímpico

Publicidade

Publicidade