Publicidade

Publicidade

11 dicas para correr durante a pandemia

Por:Marcos Paulo Reis

Atualizado em 3 de janeiro de 2025

11 dicas para correr durante a pandemia

Foto: O2Corre

Ainda estamos longe de voltar ao normal, cada dia mais vemos pessoas circulando livremente pelas ruas, em grupos e sem máscaras. Isso vale também para a hora de praticar atividade física e para correr durante a pandemia. Por todo o Brasil, as recomendações das autoridades de saúde continuam sendo evitar aglomerações e usar proteção facial (cobrindo nariz e boca) durante todo o tempo, especialmente em locais fechados e sem grande circulação de ar, como academias.  Mas tomando alguns cuidados, você pode continuar a correr durante a pandemia normalmente. Veja a seguir dicas básicas e práticas para manter o condicionamento sem pôr em risco a sua saúde e a de todos ao seu redor.

  1. Opte por horários seguros e com alguma claridade. Correr ou pedalar na madrugada ou tarde da noite pode ser arriscado. 
  2. Se for correr na rua, tenha memorizado o percurso que pretende fazer para ter ideia da distância, dificuldade e do tempo que vai levar.
  3. Programe sua hidratação. Se optar por ter autonomia, um camelbak, uma mochila ou cinto de hidratação resolvem. Se preferir parar e comprar água pelo caminho, leve dinheiro e planeje onde isso será feito, certificando-se antes se o local estará aberto.
  4. Deixe sempre alguém avisado de que está saindo para treinar e informe por qual região pretende correr. Não esqueça de levar um documento de identificação e dinheiro. 
  5. Se não tiver relógio próprio para treinos, baixe um aplicativo de corrida para ter noção de distância, ritmo, percurso. Alguns apps também ajudam a descobrir e marcar novas rotas.
  6. Correr na rua exige cuidado redobrado por conta dos carros. Não use fone de ouvido, pare nos semáforos, respeite a sinalização de trânsito.
  7. Atenção também a buracos, degraus e pisos escorregadios nas calçadas. 
  8. Ao optar pelo asfalto, cuidado para não se distrair e ocupar o meio da pista. E o ideal é seguir no sentido contrário aos carros - nunca com os veículos às suas costas.
  9. Ciclovia é para bicicletas. Não faça seu treino de corrida nesse espaço.
  10. Explore seu bairro e descubra praças ou ruas menos movimentadas para treinos de velocidade, por exemplo.
  11. Você pode correr com um amigo que seja do seu convívio, ambos de máscara e respeitando os espaços para não ocupar toda a calçada e não os colocar em risco em meio aos carros.

Leia a seguir:ASICS leva casa do corredor para outras cidades do Brasil
Dia nacional do atleta paralímpico
Artigo

Dia nacional do atleta paralímpico

Publicidade

Publicidade