Sobre o Tênis
O Carbon X-SPE é uma versão especial do Hoka One One Carbon X, principal modelo de performance da marca norte-americana, com atualizações na malha de cabedal. A maior mudança está na colocação de uma sobreposição de tecido nos passadores do cadarço. Com isso, a Hoka fez a lingueta do calçado se integrar ao restante da malha e o colar de calce, formando uma espécie de meia. O contraforte, área que envolve o calcanhar, ganhou um revestimento em plástico também para dar mais suporte aos pés. O Hoka One One Carbon X é o principal tênis de performance da marca norte-americana, conhecida mundialmente entre corredores e triatletas pelo conforto de seus tênis. Essa característica é presente no modelo, mas a principal diferença dele para os outros da empresa é a resposta gerada pela placa de carbono na entressola, tornando-o uma opção para quem busca um tênis rápido. O Carbon X surgiu como uma resposta da Hoka ao Nike Vaporfly, tênis que inaugurou a tendência do uso de placa flexível de carbono na entressola para aumentar o retorno de energia da passada e assim auxiliar os atletas a correrem mais rápido e fazendo menos esforço. Mas ele faz isso de maneira um pouco diferente, ao combinar a placa de carbono com a tecnologia Meta Rocker, que no Brasil ganha o nome de cadeira de balanço. Ela está presente em alguns modelos da marca e é caracterizada pela entressola curva, que conduz o pé para frente ao pisar no chão, fazendo com que a transição da passada seja mais rápida. No Carbon X, no entanto, essa geometria de entressola é mais agressiva do que em outros modelos da Hoka e seu funcionamento é potencializado pela rigidez da placa de carbono na entressola. Atletas que aterrissam com o meio do pé ou com o antepé podem tirar grande proveito disso, mas quem pisa com o calcanhar pode achar o movimento brusco demais. A placa no Carbon X também é responsável por deixar o tênis menos macio e mais rígido do que outros modelos da marca, tornando-o um modelo indicado para treinos de velocidade e dias de prova. Ele também é um pouco mais pesado do que muitos modelos de competição – em torno de 250 gramas – mas oferece mais amortecimento do que a maioria. O cabedal é leve e respirável, mas oferece suporte considerável para os pés e auxilia na sensação de conforto, que pode ser muito útil em provas longas. Adotado por grande parte da elite mundial do triathlon de longa distância, o Carbon X deve agradar atletas que aterrisam como o meio do pé e buscam um tênis rápido para suas provas de 21 km e 42 km. Corredores que pisam com o calcanhar podem se sentir mais confortáveis com modelos com geometria menos agressiva, como o Rincon 2, também disponível no Brasil.
Características
Prós
A combinação da tecnologia Meta Rocker com a placa de carbono na entressola faz do Carbon X um tênis rápido de resposta.
Este modelo da Hoka oferece mais amortecimento e proteção contra impactos do que muitos dos outros tênis de performance do mercado.
As mudanças no cabedal do Carbon X-SPE geraram mais suporte aos pés
Contras
O Carbon X -SPE é ligeiramente mais pesado que sua versão original, que já mexia mais a balança do que que alguns de seus concorrentes projetados para serem utilizados em dias de competição.
Atletas que aterrisam com o calcanhar podem achar muito agressiva a transição de passada.