Publicidade
Publicidade
Por: Stephanie Calazans
Publicado em 24 de abril de 2025
Foto: O2Corre
Neste Artigo
Neste Artigo
A terceira Major do ano já tem data para acontecer – e muita expectativa de histórias, superação, momentos inusitados e recordes! A Maratona de Londres será realizada neste domingo, 27, e promete ser muito especial: 87 recordes do Guiness Book estão em jogo nessa disputa que contará com atletas de todos os níveis mundiais – incluindo dois campeões olímpicos e dois campeões paralímpicos.
Para a edição deste ano, a Major de Londres recebeu 840.318 mil inscrições, consolidando-se mais uma vez como o maior evento anual de arrecadação de fundos do mundo: mais de 1,3 bilhão de libras já foram destinados a causas sociais desde a criação do evento, em 1981.
Expectativa de recordes
Essa é a 18ª vez consecutiva que o Guiness World Records participa da competição, oferecendo um time de juízes que verificam e validam os feitos inéditos já na linha de chegada. O primeiro recorde já foi quebrado: em 2025, 56 mil atletas correrão os 42,195 km de Londres – a marca anterior de maior número de participantes era da Maratona de Nova York, com 55.646 em 2024.
Além disso, dentre esse total, 1.500 maratonistas são cadeirantes, o que marca a edição como a mais inclusiva da história.
Entre os 87 títulos a serem batidos, estão: maratona mais rápida vestido como vegetal, peixe, pássaro ou vela, maratona com o maior número de cuecas ou calcinhas vestidas, maratona mais rápida com tamancos de espuma, maratona com fantasia de cone de trânsito ou cruzamento escolar, e outras muitas mais categorias inusitadas.
Participantes e favoritos
Londres receberá, ainda, o mais alto escalão do universo da corrida. Quatro campeões olímpicos e paralímpicos de Paris 2024, além de dois recordistas mundiais, estarão na disputa para ver quem cruza primeiro a linha de chegada.
Os etíopes Tamirat Tola e Sifan Hassan (naturalizada holandesa), são os medalhistas olímpicos de ouro, enquanto o alemão Marcel Hug e a suíça Catherine Debrunner representam os paralímpicos.
Entre os recordistas mundiais, estão o queniano Eliut Kipchoge – campeão em 2023 da Major de Berlim, que volta a disputar a prova de Londres pela primeira vez desde 2020 –, e a etíope Tigist Assefa, medalha de prata na Olimpíada de Paris 2024.
O queniano Alexander Mutiso Munyao, atual campeão da prova, também estará nas ruas em busca do bicampeonato.
História
A primeira Maratona de Londres foi realizada em 29 de março de 1981, contou com mais de 20.000 inscritos e teve 7.747 corredores aceitos. Desses, 6.255 chegaram à final, vencida pelo americano Dick Beardsley e pelo norueguês Inge Simonsen – que, intencionalmente, cruzaram juntos e de mãos dadas a linha de chegada. Na disputa feminina, a inglesa Joyce Smith quebrou o recorde britânico e sagrou-se campeã aos 43 anos de idade. No ano seguinte, a corrida de 1982 recebeu mais de 90.000 inscrições.
Desde então, a Major de Londres cresceu para mais de 43.000 participantes, com corredores de elite competindo por US$ 308.000 em prêmios em dinheiro. Muitos recordes foram estabelecidos e quebrados, na tradicional maratona que é acompanhada em mais de 196 países por todo o mundo.
Entre os grandes feitos da prova, está a arrecadação de mais de 1 bilhão de libras para instituições de caridade, enquanto a London Marathon Foundation doou mais de 100 milhões de libras para mais de 1.460 projetos que impulsionam a participação esportiva e a atividade física.
Onde assistir
Confira a programação da Maratona de Londres 2025 (horário de Brasília), televisionada pela ESPN:
Calendário das Majors
Crédito da imagem: Shutterstock
Publicidade
Publicidade