Publicidade
Publicidade
Por: Redação
Publicado em 4 de junho de 2024
Foto: O2Corre
Neste Artigo
Muito tem se falado sobre a utilização do ketchup como alternativa na reposição de energia para atletas e corredores de maratonas. Porém, essa prática é, de fato, saudável?
Nutricionistas alertam que o uso do molho à base de tomate como um suplemento pode resultar em grandes prejuízos: um sachê de ketchup teria pouca influência na melhoria de performance esportiva. Para efeito comparativo, um sachê possui cerca de 3 g de carboidrato, o que seria quase inútil em um esporte de endurance, já que corrida de rua e ciclismo dependem de 30 a 60 g de carbo por hora.
A ideia no começo poderia até soar interessante por ser um sachê composto por, basicamente, carboidratos e sal. Porém, o ketchup não possui a quantidade suficiente para oferecer energia. Seriam necessários 10 sachês para uma ingestão mínima da quantidade necessária de carboidratos, porém a alta quantidade de sódio tornaria o alimento um perigo ao invés de um benefício.
A estratégia de um atleta poderia ir por água abaixo pela alta quantidade de sal – que pode resultar em desidratação e sede excessiva. O alimento é ácido e picante, o que também pode causar desconfortos intestinais em pessoas mais sensíveis, como diarreia, dor abdominal e gases.
Ao invés do ketchup, opte por doces como bananada, rapadura, doce de leite, goiabada e mesmo um sachê de mel. São alternativas superiores, além de mais práticas e saudáveis.
Publicidade
Publicidade