Publicidade

Publicidade

Alimentos saudáveis: confira quais usar com moderação

Por: Redação

Publicado em 11 de dezembro de 2023

Hidratar a pele reduz a possibilidade de doenças e infecções

Foto: O2Corre

Durante a luta contra o sobrepeso, diversos alimentos possuem alta qualidade nutricional e precisam ser utilizados com moderação na dieta, devido à sua densidade energética. Alimentos que possuem alta proporção de gordura na composição nutricional são considerados extremamente calóricos - isso porque cada grama de proteína ou carboidrato tem quatro calorias - mas cada grama de gordura tem nove. Confira quais alimentos devem ser usados com moderação:

Azeite

Em sua composição é possível encontrar uma maior proporção de ácidos graxos monoinsaturados (cerca de 80%) e gorduras boas. Possui um potente efeito antioxidante e é excelente fonte de vitamina A,E e K e de compostos fenólicos e flavonoides. Pode ser utilizado para preparação dos alimentos, preparações cruas, refogadas, ensopadinhos e assados. Ele deve ser acondicionado em vidro escuro, com proteção à luz e sem contato com o oxigênio, para não alterar o sabor e o aroma. Tipos mais indicados: Azeite de oliva extra virgem: obtido da primeira prensagem a frio em temperatura ambiente - quanto maior a quantidade de "gorduras boas", menor será a acidez. Este azeite possui acidez máxima de 0,8%, tem sabor e aroma mais acentuado e maior grau de pureza, tendo a maior quantidade de antioxidantes, além de um custo mais elevado. Azeite de oliva virgem: obtido da segunda ou terceira prensagem da azeitona, possui acidez máxima de 2% e melhor uso culinário.

Oleaginosas (nuts)

As oleaginosas são compostas por: castanha do Pará, amêndoas, nozes, pistache, avelã, amendoim e pinhão. São excelentes fontes de ácidos graxos (gorduras) monoinsaturado e poli-insaturado, ou seja, de gorduras boas como ômega 3 e ômega 6, além de proteína vegetal, vitamina E, polifenóis, fitoesterois, selênio, fibras, cálcio, magnésio e zinco. Também contam com pequenas quantidades de carboidrato e gordura saturada. Elas possuem propriedades antioxidantes, melhoram o controle glicêmico, ajudam na redução do risco cardiovascular, retardam o envelhecimento celular e reduzem o sintomas de TPM. São nutritivas e saudáveis, mas precisam ser porcionadas e usadas com moderação devido à sua alta densidade energética.

Leia a seguir:Biomecânica da corrida: como melhorar sua técnica?
Dia nacional do atleta paralímpico
Artigo

Dia nacional do atleta paralímpico

Publicidade

Publicidade