Publicidade

Publicidade

Correr com mais facilidade começa pelo estômago; confira!

Por: Redação

Publicado em 27 de julho de 2023

A experiência de viver um mês sem carne

Foto: O2Corre

Todo corredor sabe que manter uma dieta equilibrada é um dos fatores mais importantes para quem pratica atividade física e deseja obter melhores resultados. Alguns alimentos, ao serem ingeridos antes da prática do esporte, podem prejudicar o desempenho do atleta. Veja abaixo 10 dos principais e evite-os!

Alimentos gordurosos

Os alimentos ricos em gordura tornam a digestão mais lenta e também demoram para se transformar em energia - logo, atrapalham a performance do corredor durante a prova.

Fibras

Alimentos como granola, aveia, saladas, pães integrais e cereais não são a melhor opção antes da corrida, pois demoram a ser digeridos e podem estimular o processo gastrointestinal.

Leite

Para muitas pessoas, o leite faz parte do café da manhã, e tem grande importância por ser rico em proteínas. Porém, para quem vai realizar uma prova ou sair para treinar, ele não é indicado, pois pode causar desconforto gástrico.

Alimentos com alto índice glicêmico

Os alimentos e bebidas que contêm alta concentração de açúcar também podem prejudicar o desempenho do corredor se ingeridos antes do treinamento, pois elevam a glicemia muito rápido e podem ocasionar uma hipoglicemia de rebote.

Carnes

Todas as carnes contêm gordura intrínseca não visível e também dificultam a digestão. Com a demora do processo, o corpo não poderá usufruir da energia gerada por esse tipo de alimento.

Refrigerantes

As bebidas gaseificadas também devem ser evitadas antes dos treinamentos e corridas. Além do desconforto gástrico gerado por ser uma bebida gaseificada, o refrigerante também contém alta concentração de cafeína, o que pode aumentar a sede durante a prova e causar desidratação.

Chocolate

Apesar de ser uma reconhecida fonte de energia, o chocolate também não deve ser ingerido antes da prova, pois contém muita gordura, tornando a digestão mais lenta.

Bebidas alcoólicas

Durante a prova, o atleta já sofre com a desidratação causada pelo suor, e o álcool em nada ajuda nesse processo - muito pelo contrário, apenas intensifica a perda de líquidos no corredor.

Massas

As massas, se ingeridas pouco tempo antes da prova e em quantidade excessiva, podem atrapalhar o desempenho do atleta, pois deixam lento o trânsito intestinal e não disponibilizam energia imediata ao atleta.

Alimentos condimentados

Os molhos apimentados e alimentos que contêm muitos condimentos são grandes vilões para os corredores, já que não são de fácil digestão e também podem prejudicar o desempenho durante a prova.

Leia a seguir:Retirada de kit em SP: confira tudo sobre Circuito das Estações Primavera
Saúde mental e atletas de alto rendimento
Categoria

Saúde mental e atletas de alto rendimento

Publicidade

Publicidade