Existem diversos debates sobre qual seria o certo: correr na parte da manhã em jejum ou tomar um café reforçado antes de qualquer tipo de exercício físico. Qual seria o certo?
Correr em jejum
A ausência de carboidrato obriga o corpo a procurar outros estoques de energia, como gordura, usando ela como combustível. A mitocôndria (organela celular responsável pela geração de energia) se adapta à essa situação, se tornando mais eficiente e melhorando a performance. É uma maneira de acostumar o organismo a ter uma maior concentração de glicogênio. Porém é uma técnica que depende de muita cautela e deve ser usada por pessoas habituadas.
Durante a corrida, o organismo depende de diferente substratos energéticos (como carboidratos, gordura e proteínas). O jejum resulta em um nível sanguíneo de glicose (carboidrato) baixo, que pode ser classificada como início de hipoglicemia. O exercício físico pode não só comprometer o rendimento físico, mas também a saúde. Por isso, tomar um café da manhã reforçado não deve ser deixado de lado.
Tomar café da manhã
Comer ao acordar promove uma maior sensação de saciedade ao logo do dia, ajudando no despertar, fornecendo energia para o treino e auxiliando a queda na probabilidade de comer em excesso nas outras refeições.
O carboidratos, presente em alimentos como pães, bolos e biscoitos, é transformado em glicose, que oferece energia no dia a dia. Durante a noite, é essa energia que mantém nosso corpo em funcionamento. Ao amanhecer, grande parte do estoque foi usado, por isso é essencial um café da manhã com carboidratos, que auxiliará também o treino matinal. A proteína age como um fator de saciedade durante o dia, ela está presente em ingredientes como leite, ovos e derivados.
Opções de café da manhã
- 5 biscoitos água e sal + 1 unidade de iogurte natural + 1 fatia de melão
- 2 fatias de pão integral + 1 fatia de queijo + 1 xícara de café + 1 ovo mexido
- 3 pães tipo bisnaguinha + 2 colheres de sopa de requeijão light + 1 mamão papaia + 1 colher de sopa de aveia + 1 colher de sopa de linhaça
- 3 torradas multigrãos + 2 colheres de sopa de creme de ricota + 1 copo de suco com 1 fatia de abacaxi, 1 folha de couve e 200 ml de água de coco
Quando as reservas de glicogênio estão em alta, as proteínas não são ativadas, logo, as mitocôndrias deixam de se replicar em grande número, fazendo com que seu corpo não responda a um alto rendimento. A ideia é ir devagar e sempre, afinal, os resultados aparecem com o passar dos treinos.
Fontes: Liane Schwarz Buchman, nutricionista da clínica Bodyhealth, unidade Bodytech Eldorado, e Alessandra Godoy, nutricionista de São Paulo.