Os vilões da dieta mudam de acordo com a temporada - o glúten e a lactose são os inimigos da vez, o ovo já foi por anos e por ai vai. Hoje, o ovo é considerado um superalimento, por ser rico em macro e micronutrientes, ter baixo custo e ser de fácil preparo. Mas ainda há diversas pessoas que evitam seu consumo diário, então nada melhor que sanar as dúvidas do que é mito e o que é verdade com relação a esse alimento.
Verdade: o ovo é um superalimento
Rico em macro e micronutrientes, tem alto valor biológico de proteínas presentes na clara. Na gema conta com gorduras, vitaminas lipossolúveis A, D, E e K, além de vitaminas do complexo B e minerais. É excelente fonte de luteína e zeaxantina, relacionadas à prevenção de degeneração macular e alterações oftalmológicas.
Mito: ovo aumenta o colesterol
A ingestão de alimentos fontes de colesterol não são responsáveis pelo aumento do colesterol sanguíneo, e sim o consumo excessivo de gordura saturada. Estima-se que 30% da população responda negativamente à ingestão excessiva de alimentos fontes de colesterol. Cerca de 70 a 80% do colesterol é fabricado pelo corpo e 20 a 30% provém da alimentação.
Mito: o ovo pode ser preparado de qualquer forma
Atenção à forma de preparo, deve-se utilizar utensílio/panelas que dispensem a utilização de gordura ou utilizar pequenas quantidade como azeite virgem ou óleo de coco.
Verdade: não lavar o ovo para ser armazenado e não guardar na porta da geladeira
O ovo deve ser guardado dentro da geladeira (e não na porta) e não deve ser lavado antes do consumo. A lavagem pode remover a cutícula protetora dos poros, facilitando a entrada de microrganismos, resultando na deterioração e diminuição do período de estocagem.
Verdade: comer ovo cru pode ser fonte de contaminação
Ele não deve ser consumido cru ou mal cozido para não ter risco de ingestão de salmonela, sendo indicado o cozimento, no mínimo, por sete minutos. A salmonela é um grupo de bactérias que pode causar gastroenterites (diarreia, vômito, dor na barriga, mal estar), encontrada em alimentos de origem animal.
Verdade: é saudável consumir ovo no café da manhã
Por ser excelente fonte de proteína, o consumo do ovo no café da manhã promove maior saciedade e pode ser utilizado como um substituto do queijo e da manteiga.