Publicidade
Publicidade
Por: Redação
Publicado em 6 de julho de 2023
Foto: O2Corre
A alimentação pré-treino é muito importante para garantir um bom desempenho durante as atividades e alcançar os resultados. Você acha que se alimenta bem antes do treino? O que você come? Saiba mais abaixo e veja como se preparar para uma boa prova:
Há várias formas de se preparar antes das atividades físicas, mas o que é comum entre todas elas é: antes de treinar, é importante consumir alimentos que ajudam a dar energia para o corpo e, neste caso, os carboidratos são ótimas opções. Claro que a alimentação bem feita é importante não só antes do treino. O que você come durante todo o dia irá influenciar no seu desempenho, e não só isso: o seu sono, como está o seu estado mental, o quanto de água que você ingeriu… tudo é importante! Portanto, de nada adianta fazer aquele pré-treino perfeito e passar o dia todo comendo mal, dormindo mal e bebendo pouca água.
A recomendação é consumir de 1,0 a 1,2 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal até 2 horas antes dos treinos, explica Carolina Tavares, nutricionista da área de Ciência e Nutrição da Danone.
As pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o que consumir antes e depois dos treinos. Claro que isso irá variar de pessoa para pessoa, dependendo de fatores como objetivos (emagrecimento, aumento de massa, aumento da resistência etc.), características físicas, hábitos, preferências pessoais. Mas, de modo geral, antes dos exercícios, precisamos consumir fontes de carboidratos, como aveia, pão integral, torradas, frutas e vegetais. Isso irá ajudar a fornecer a energia que será utilizada durante os treinos. Já após a atividade, a ingestão de carboidratos irá ajudar a repor os estoques de energia”, explica.
As proteínas - queridinhas de todo atleta - ajudam na construção e na recuperação dos músculos, e é importante que seu consumo seja distribuído ao longo de todo o dia, sendo possível incluí-las tanto antes como após os exercícios. A recomendação pode variar de 0,8 a 1,6 gramas por quilo de peso corporal por dia, dependendo do nível da atividade física.
Para quem possui uma rotina muito agitada, o ideal é preparar lanches para consumir em qualquer momento do dia, como barrinhas proteicas, frutas com pasta de amendoim, mix de castanhas, smoothies, iogurtes e bebidas prontas para consumo ricas em proteínas. Outra dica importante é manter o corpo sempre bem hidratado. Isso porque, durante os treinos, ocorre a geração de calor pelo corpo que, para se resfriar, transpira.
"As taxas de suor podem variar de 0,3 a 2,4 litros/hora. Dependendo do exercício e para manter a hidratação corporal é recomendada a ingestão de 0,4 a 0,8 litros de água por hora", complementa Carolina.
Publicidade
Publicidade