Estar fisicamente saudável significa ter mais energia para realizar atividades diárias, aproveitar momentos de lazer e cumprir responsabilidades. Cultivar uma flora intestinal saudável e equilibrada é uma jornada contínua em direção a uma vida mais leve. O sistema gastrointestinal desempenha um papel fundamental no bem-estar do organismo: o seu bom funcionamento é responsável pela digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes essenciais e manutenção do equilíbrio de todo o corpo.
Os alimentos ricos em probióticos consagram-se aliados no processo. De acordo com um estudo da FMCG Gurus, 88% dos consumidores dos Estados Unidos associam o uso de probióticos à imunidade. Confira os benefícios:
- Aumento da absorção de minerais, produção de vitaminas;
- Produção de citocinas anti-inflamatórias;
- Reestabelecimento de microbiota normal após o tratamento com antimicrobianos.
A microbiota intestinal - composta por uma comunidade diversificada de bactérias "do bem", que promovem uma série de funções cruciais para a saúde - quando bem equilibrada, pode auxiliar na resposta imunológica e proteção contra agentes patogênicos. Qualquer alteração pode levar à disbiose e prejudicar a saúde do indivíduo.
Como os probióticos atuam?
Os gêneros mais utilizados são os Lactobacillus e os Bifidobacterium, que proporcionam um efeito protetor sobre a microbiota intestinal. Eles agem por diversas vias:
- Estimulam os mecanismos imunológicos;
- Aumentam a acidez do intestino ao produzirem compostos orgânicos, reduzindo a multiplicação de agentes patogênicos;
- Favorecem a produção de produtos metabólicos - como ácidos graxos e cadeia curta (AGCCs).
- Lácteos enriquecidos
Hoje o mercado está recheado de lácteos enriquecidos com probióticos, é sempre indicado ler o rótulo para investir em uma marca que preza a transparência e confiança. Opções com ingredientes de origem natural e livro de conservantes são as melhores escolhas. Os laticínios aumentam a sobrevivência dos probióticos ao suco gástrico por terem efeito tamponante (redução na variação de pH) e protetor, aprimorando o valor nutricional ao liberarem aminoácidos livres e sintetizarem vitaminas.