O whey protein é um do suplementos alimentares mais conhecidos em salas de musculação e em indivíduos com bíceps e tríceps exuberantes - porém, esse produto pode ser um grande aliado para quem quer envelhecer bem. Além de auxiliar no ganho de massa muscular, ele também desempenha um papel importante para quem está chegando à casa dos 60.
O produto é a proteína utilizada a partir do soro do leite, que é de rápida absorção e digestão. Ela oferece todos os aminoácidos essencial que o corpo precisa e é incapaz de produzir sozinho - entre elas a leucina, que atua no crescimento e reparação dos músculos. Além de ser fonte de cálcio e vitaminas do complexo B.
A perda de massa muscular, que começa a partir dos 30, 40 anos, é um processo natural. Mas essa condição se agrava mesmo mais para frente, até chegar a um estado chamado de sarcopenia.
O que é a sarcopenia?
A sarcopenia é marcada pelo processo de perda de massa e função muscular, é uma condição comum que afeta até 20% das pessoas com 65 anos e mais de 50% daquelas com mais de 80 anos. A ausência de tratamento pode prejudicar a qualidade de vida do idoso, afinal, atividades cotidianas - como subir escadas, carregar objetos e até se locomover - são mais difíceis de realizar.
Papel do whey contra a sarcopenia
O whey é um produto relevante nesse cenário, já que facilita a ingestão de proteínas. Ele pode auxiliar na construção e no crescimento de massa muscular, preservando a fibra já existente - apesar de ser fundamental incluir uma atividade física na rotina. Se o idoso não puder se exercitar por recomendação médica, o suplemento ainda tem sua validade, ajudando a cumprir a meta diária de ingestão proteica.
Orientação especializada
Apesar de todas as vantagens, os especialistas recomendam cautela na hora do consumo, é ideal consultar um profissional da saúde e da nutrição. Há diversas marcas no mercado, com especificações certas, que só um profissional pode orientar sobre o consumo.