Publicidade
Publicidade
Postura incorreta, excesso de peso e corrida sem orientação podem gerar fortes dores na coluna lombar
Por: Redação
Atualizado em 8 de abril de 2021
Foto: O2Corre
Fraqueza ou abuso no uso da musculatura lombar causam distensões e inflamações, gerando fortes dores
Um total de 80% dos adultos sofre crises agudas de dores nas costas — que se repetem ao longo da vida. O alerta é da Organização Mundial de Saúde, que reconhece na lombalgia um dos principais motivos para a falta ao trabalho no mundo.
A origem de dores lombares agudas em corredores, a lombalgia, está primeiro em músculos ou ligamentos próximos que sofrem irritação e inflamações, mas também podem nascer de articulações, discos e vértebras atingidos pelo desgaste mecânico degenerativo da atividade.
A corrida — com alto impacto sobre a coluna — exige o fortalecimento de todo o suporte muscular da região. Ainda assim é reconhecida como preventiva e benéfica, desde que orientada por profissionais: equilibra a musculatura, lubrifica articulações com o aumento de circulação e preserva a saúde da coluna.
Dores moderadas costumam ser rápidas, normalmente por um dia ou dois, quando até a manutenção de atividades leves facilita o tratamento. No caso de persistência por semanas ou sintomas agudos, procure auxílio médico para a lombalgia. Diagnosticada e tratada, a causa da dor poderá ser eliminada em até três meses. O cuidado evita uma grande ameaça: crises repetitivas.
Um complexo sistema de grupos musculares contrapostos mantém o movimento do corpo em equilíbrio. No tronco, entre a barriga e as costas (dorsais com abdominais). Os chamados músculos lombares permitem ficar de pé, andar, correr e carregar com os braços.
Pouco usados, sujeitos a movimentos bruscos ou forçados demais, podem distender junto a ligamentos também conectados aos ossos da coluna (vértebras) e gerar espasmos e travamento dos movimentos por dores.
A dor gerada pela lombalgia também pode nascer associada às vértebras, que suportam pressão vertical através de suas curvaturas e por mecanismo hidráulico (discos intervertebrais). Nesse caso, pode ter muitas origens, pois está associada ao amplo sistema de nervos que passa pela região (uma hérnia de disco, por exemplo).
Dificuldade de movimentação e formigamento em braços e pernas exigem tratamento médico imediato pelo risco de compressão do nervo ciático.
Leia a seguir:
Publicidade
Publicidade