Publicidade

Publicidade

Julio Dotti, treinador da Saucony, dá dicas para prevenir canelite

Por: Redação

Publicado em 19 de agosto de 2024

Julio Dotti, treinador da Saucony, dá dicas para prevenir canelite

Foto: O2Corre

    Neste Artigo

Neste Artigo

A canelite, inflamação dolorosa na tíbia, nos músculos e tendões ao redor, é uma lesão comum entre corredores. De acordo com o treinador e embaixador da Saucony Brasil, Julio Dotti, esses sintomas podem ser associados ao excesso de treino, falta de fortalecimento, mobilidade, flexibilidade e tipo de pisada do atleta. Pensando nisso, Julio compartilha algumas estratégias eficazes para prevenir a dor e a ter mais conforto nos treinos.

Atenção no treino: ajuste-os gradualmente com o tênis de estabilidade

A tendência dos corredores é de ter um desequilíbrio natural na pisada, podendo ela ser pronada ou supinada, sendo assim, não exagere nos treinos e aposte em tênis que tragam mais estabilidade na hora da corrida. “Para minimizar o risco de lesões, incorpore gradualmente este tipo de calçado nos seus treinos. Isso permitirá que seu corpo se adapte às novas características. Se você tem pisada pronada ou supinada, tome cuidado extra para evitar lesões”, revela Julio.

Aumente o volume de treino de forma progressiva

Evite sobrecarregar seu corpo com aumentos repentinos na frequência dos treinos. “Comece aumentando o número de treinos semanalmente de forma gradual — por exemplo, passe de duas a três vezes por semana, e depois para quatro, se tudo correr bem”, comenta o treinador.

Invista na mobilidade, flexibilidade e fortalecimento

Dedique-se a melhorar a flexibilidade das pernas e a mobilidade do quadril e tornozelo com exercícios específicos. Esses cuidados ajudam a prevenir a tensão excessiva nos tendões, aqui também é válido fortalecer os músculos, tornando-os mais resistentes e prontos para o desafio das corridas de alta performance.

Varie o tipo de piso e escolha um tênis que ofereça maior estabilidade

Alterar o terreno de suas corridas pode ajudar a prevenir lesões. Experimente correr em superfícies como terra batida, grama ou cascalho que ajuda a fortalecer o tornozelo e adaptar-se a diferentes superfícies. “Além disso, escolha um tênis que, mesmo com as características de um calçado de alta performance, ofereça estabilidade. Um exemplo é o Kinvara Pro da Saucony, que conta com duas espumas, muito amortecimento, uma placa de carbono e um drop de 8mm na entressola, proporcionando mais responsividade, conforto e estabilidade durante a corrida”, recomenda Julio Dotti.

Leia a seguir:3 parques para seu longão
Saúde mental e atletas de alto rendimento
Categoria

Saúde mental e atletas de alto rendimento

Publicidade

Publicidade