Publicidade
Publicidade
Por: Redação
Publicado em 27 de julho de 2023
Foto: O2Corre
Músculos, tendões e ligamentos são colocados à prova durante maratonas e longos treinamentos. A exigência física que envolve uma prova de longa distância aumenta a preocupação com a recuperação entre os atletas profissionais e até mesmo os amadores. Prometendo uma reabilitação rápida e uma atuação na prevenção de lesões, as botas pneumáticas entraram para a lista de acessórios indispensáveis na vida dos esportistas de elite.
Entre os corredores, Meb Keflezighi, vencedor da Maratona de Boston em 2014, da Maratona de Nova York em 2009 e medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, já foi visto utilizando o equipamento. Neymar e LeBron James, astro da NBA, também recorrem às botas pneumáticas entre as partidas de suas equipes.
As botas pneumáticas foram desenvolvidas pela Normatec, empresa norte-americana. São divididas pela fabricante em cinco zonas, que se moldam de acordo com o corpo do atleta. Trabalhando com estímulos semelhantes aos de uma massagem, elas costumam ser usadas entre o quadril e os pés, mas também podem se ajustar aos braços. A compressão imita a bomba muscular das pernas e dos braços, melhorando o fluxo sanguíneo.
A intensidade dos estímulos varia de acordo com a preferência de quem controla o acessório, que ganhou popularidade entre os atletas de ponta por ser facilmente utilizado em viagens de avião e sessões de descanso em hotéis. A bateria do compressor é recarregável: basta conectá-la a uma tomada antes de levar as botas pneumáticas para uma área remota. O acessório pode ser encontrado no Brasil, mais comumente em sites de marketplace.
Publicidade
Publicidade