O IMC é o padrão internacional mais aceito para avaliar se o indivíduo está magro, com peso adequado ou acima do peso. Muito se fala sobre ele, mas você sabe como funciona? Confira tudo sobre o índice:
IMC
O cálculo foi inventado há quase dois séculos pelo matemático belga Adolphe Quetelet (1796-1874), por isso, na época, a fórmula foi chamada de Índice de Quetelet e era mais utilizada para investigar populações e não para avaliações individuais. A fórmula não é indicada antes dos 18 anos, já que é preciso considerar outras variáveis, como o ritmo de crescimento.
Cálculo
A matemática envolvida é relativamente simples: basta fazer um cálculo dividindo o seu peso (em kg) pela sua altura ao quadrado (em metros). Por exemplo:
- Altura: 1,73 m
- Peso: 80 quilos
- Fórmula: 1,73 m x 1,73 m = 2,99
80 kg / 2,99 = 26,75
Cálculo feito. O que significa?
Para saber o resultado, usamos a tabela abaixo como referência:
- Até 18: Abaixo do peso
- 18 a 24: Normal
- 25 a 29: Sobrepeso
- 30 e 34: Obesidade
- 35 e 40: Obesidade grau 2
- Acima de 40: Obesidade Mórbida
Outras opções
É importante ressaltar que o IMC não é um fator definitivo ou único na sua conta de avaliação de saúde. Existem outros padrões como a RCQ - relação cintura-quadril - e outras fórmulas que consideram a circunferência do pescoço ou cervical, do abdômen e do quadril. Também há a bioimpedância, uma balança especial que escaneia o corpo e dá detalhes sobre aspectos como massa óssea, gordura, músculos e água.
Aquela dica valiosa de sempre: procure um profissional médico que possa te auxiliar, interpretar e sugerir planos de ação adequados à sua necessidade.