Publicidade

Publicidade

Valgo dinâmico: saiba o que é e veja exercícios

Por: Redação

Publicado em 4 de agosto de 2023

Valgo dinâmico: saiba o que é e veja exercícios

Foto: O2Corre

Apesar de não ser muito conhecido, o problema do valgo dinâmico está muito mais presente na vida dos corredores do que se imagina. O termo se refere ao movimento de rotação interna dos joelhos que acontece durante uma caminhada, corrida ou ao descer a escada, por exemplo. Sua origem está relacionada, entre outros fatores, com a fraqueza muscular, que se não for trabalhada pode gerar uma série de lesões. De acordo com o personal trainer Jefferson Brasileiro, o valgo dinâmico é simples de ser identificado. Basta analisar o alinhamento do joelho durante o movimento de agachamento. “Se o joelho se deslocar para o meio, ou seja, se cair para dentro, é possível afirmar que a pessoa tem o problema”. Um dos tratamentos indicados para correção da alteração é por meio da fisioterapia e do fortalecimento muscular, já que uma das causas do valgismo dinâmico é, segundo o treinador, a fraqueza dos músculos abdutores e rotadores laterais do quadril, que são aqueles localizados na parte externa da coxa. “Outro fator relacionado ao problema é o encurtamento da musculatura dos quadris, que resulta em uma diminuição do ângulo de flexão dessa articulação, principalmente dos adutores”, complementa. No caso de corredores, que repetem o movimento de flexão de joelhos por muitas vezes, a identificação do problema é fundamental para o trabalho de prevenção de lesões. “Se não for corrigido, o atleta pode vir a ter a síndrome da dor patelofemoral, caracterizada por uma dor na região anterior do joelho, além de lesões no ligamento cruzado anterior”.

Exercícios de fortalecimento

Atletas diagnosticados com a alteração devem ter um cuidado redobrado na execução de alguns movimentos para evitar que se acentue o desalinhamento das pernas. “Exercícios como cadeiras extensoras, leg press e agachamentos são considerados vilões para quem possui valgismo. Contudo, alguns estudos mostram que eles podem ser realizados desde que se controle o ângulo da realização dos movimentos”, afirma Jefferson. Em cadeiras extensoras e no leg press, o personal trainer explica que o ângulo máximo permitido de extensão ou flexão é de 45º; já no agachamento, o indicado é limitar a amplitude até 90º. Abaixo, o treinador sugere 5 exercícios de fortalecimento muscular para ajudar a corrigir o problema. A recomendação é que sejam realizadas de 3 a 4 séries com 10 repetições.
  1. Abdução lateral deitado: De lado no chão, fazer o movimento de abrir e fechar a perna utilizando uma caneleira para intensificar o estímulo muscular;
  2. Abdução lateral em pé: Coloque uma faixa elástica própria para exercícios na altura do tornozelo e faça a abertura lateral das pernas;
  3. Agachamento funcional: Realizar o agachamento em cima de uma base de desequilíbrio (disco de desequilíbrio ou mini jumps, por exemplo), respeitando as angulações mencionadas anteriormente.
  4. Extensão do joelho em isometria: Sentado em uma cadeira, fazer a extensão total do joelho permanecendo na posição por 30 segundos. Usar uma caneleira para intensificar o exercício;
  5. Afundo: Dê um passo para a frente e flexione o joelho, respeitando a angulação máxima de 90º da perna da frente. Regresse à posição inicial e repita com a outra perna.
  Fonte: Jefferson Brasileiro, formado em Educação Física, pós-graduado em Biomecânica e treinador de corrida, triathlon e ciclismo.

Leia a seguir:Vivi Aiello conta trajetória no CrossFit Games Masters
Zilor traz corrida de rua Eco Run para Lençóis Paulista
Corrida de Rua

Zilor traz corrida de rua Eco Run para Lençóis Paulista

Publicidade

Publicidade