Os pés estão para a corrida como as rodas estão para um carro. Mantê-los em dia garante uma corrida mais saudável e sem dores. Os cuidados devem começar antes mesmo de calçar o tênis. A dermatologista Marcia Monteiro, de São Paulo, dá algumas dicas para evitar problemas comuns nos pés dos corredores:
Dia a dia
“Os corredores precisam estar atentos aos calçados que utilizam no dia-a-dia, além dos que usam para treinar”, conta a dermatologista. Ela sugere que qualquer sapato ou tênis que cause algum tipo de desconforto sejam evitados.
Tênis
Na hora da prova, nada de estrear um novo tênis. “O ideal é usar por um tempo para caminhar e em treinos mais curtos”, diz. Se você não está acostumado com o calçado, ele pode causar desconfortos. A escolha de um tênis de acordo com a sua pisada também é importante.
Unhas
As unhas também precisam estar bem cortadas para que não machuquem. “Elas precisam estar aparadas fazendo um ângulo de 90°, sem curvas nas laterais”, explica. Isso evita que elas encravem com a pressão dos dedos contra o tênis.
Calos
Calos também são problemas constantes nos pés dos corredores. “O aparecimento deles indica que há pontos de pressão entre o pé e o calçado utilizado”, comenta a dermatologista. “O corredor deve identificar os sapatos responsáveis por isso e evitá-los. Para tratar, consulte um dermatologista.”
Mau cheiro
De acordo com Marcia, o mau odor surge pela ação bacteriana no suor em contato com a queratina (proteína que recobre a pele). Para evitar o famoso chulé, a dermatologista sugere que os pés se mantenham secos na maior parte do tempo. “Alguns produtos, como talcos e sprays desodorantes, podem auxiliar.”
Meias
“As mais indicadas são as próprias para prática esportiva”, garante Marcia. As meias comuns podem propiciar o aparecimento de bolhas pelo atrito com o tênis.