Publicidade

Publicidade

Posso treinar depois de fazer uma tatuagem?

Por: Redação

Publicado em 27 de junho de 2024

Posso treinar depois de fazer uma tatuagem?

Foto: O2Corre

Em 2021 o instituto alemão Dalia realizou uma pesquisa, que apontou que 38% da população possui tatuagem – dentro disso, o Brasil ocupa o oitavo lugar. Após realizamos uma tattoo, os profissionais passam orientações sobre higiene, porém e com relação aos treinos? É possível se exercitar normalmente após realizar uma tatuagem? Não, não é permitido realizar exercícios antes da cicatrização, entenda um pouco.

Fases da cicatrização 

Durante a tatuagem, existe um injeção de tinta na derme (pele localizada abaixo da epiderme, a camada mais externa). Esse processo machuca a região, é como se fosse um feriada aberta que precisa cicatrizar.

  1. A primeira fase é logo após o desenho ser finalizado, dura cerca de 3 dias. Nessa fase o local está inflamado e sujeito a complicações, por isso que um papel filme é colocado em volta da tatuagem e deve permanecer por 24 horas. Nesse momento, a higienização do local é fundamental e delicada;
  2. A segunda fase é a descamação, a área tende a ficar seca e com coceira. Nesse momento, o uso de hidratantes e pomadas são fundamentais;
  3. A terceira e última fase é a que em quase não há mais crostas. Apesar da área ficar com aspecto ressecado, isso melhora conforme o tempo.

Todo o processo leva em torno de três semanas e é essencial manter esse cuidados. O tamanho da tatuagem influencia no tempo de cicatrização – uma cobertura pode demorar um mês, já uma pequena pode levar semanas.

Por que não posso treinar antes?

Treinar antes de cicatrizar pode ocasionar risco de infecção, além de determinar como ela ficará posteriormente.

  • O suor excessivo é um ponto agravante por deixar a região mais úmida do que deveria;
  • Esportes aquáticos são repletos de bactérias, além de cloro e outros compostos;
  • A musculação envolve aparelhos de academia, que nem sempre estão limpos – além de entrar em contato com a tatuagem e infeccionar;
  • Esportes de contato podem ocasionar atrito ou trauma na área tatuada e prejudicar a cicatrização local.

O retorno a qualquer atividade física deve acontecer quando o processo de cicatrização estiver completo. Uma área inflamada do corpo está em fase de tratamento pelos agentes de defesa. Boa parte da energia do organismo e a circulação sanguínea estão à disposição para resolver o problema. Fazer atividade física pode ser improdutivo, pois “roubaria” a energia.

Leia a seguir:Major de Boston é dominada por quenianos e tem quebra de recorde
Divulgação/COB
Corrida de Rua

COB anuncia primeiro evento oficial de Corrida de Rua

Publicidade

Publicidade