Exercícios físicos e esporte durante altas temperaturas ocasionam mudanças no funcionamento do nosso corpo que podem gerar desconforto e piora do desempenho físico: cãibras, tontura e confusão mental são alguns dos sintomas. Para entender o efeito do calor e se blindar durante os exercícios, confira diversas dicas de como se exercitar em segurança.
Evite treinar em locais abertos
Treinar ao ar livre é ótimo, mas durante essa onda de calor pode afetar o desempenho. É necessário se exercitar em locais fechados, com sombra e até mesmo climatização.
Hidrate-se
É fundamental manter o corpo bem hidratado - ainda mais durante essa onda de calor. De acordo com o
American College of Sports Medicine (ACSM), deve-se ingerir aproximadamente 500 ml de líquidos (água ou isotônico) 2h ou 3h antes do exercício.
Use roupas leves e confortáveis
A temperatura corporal pode aumentar só por conta da vestimenta, então o ideal é optar por roupas mais leves e funcionais, com tecidos que permitam a ventilação, evaporação do suor e que sejam próprios para a prática de exercício físico.
Escolha os horários adequados
O calor intenso durante a prática de atividade físicas pode desencadear insolação, alteração da pressão arterial, desidratação, doenças na pele e coração, por isso evite os horários com temperaturas mais elevadas (entre 12h e 16h).
Use protetor solar
O uso de protetor solar é essencial no rosto e nas partes expostas do corpo, mesmo treinando em locais fechados. Usar bonés e camisas com proteção UV também é indicado se você for treinar ao ar livre com incidência de sol.