A biomecânica é uma prática essencial pra prevenir problemas, tratar lesões e auxiliar na performance, porém a mesma pode assustar alguns corredores que acreditam ser muito difícil ou até impossível alterar a forma de correr. A ideia é melhorar os pontos-chave que vão fazer com que o corpo sofra menor sobrecarga, como impacto, posição na aterrissagem e postura do joelho.
Impacto
O alto impacto está associado a lesões como: dor anterior do joelho, fascite plantar e fratura por estresse. A dica para reduzir o impacto é crescer o corpo para cima, tentar diminuir o barulho ao correr e aterrissar o pé próximo ao corpo.
Posição na aterrisagem
Quanto mais perto do corpo o pé aterrissa, menos o joelho sofre. É uma questão de teoria mecânica, que pode ser vista na prática em corredores profissionais. Para melhorar essa característica, tente correr sem enxergar muito os pés à frente.
Postura do joelho
O valgo dinâmico - conhecido como a queda do joelho para dentro - está associado a várias lesões. A orientação é sempre consultar um médico para receber orientações de fazer força no quadril.
Não importa a idade, o corpo é capaz de aprender a correr a melhor e de mais mais saudável. No começo, é preciso pensar um pouco e prestar atenção, mas depois o movimento se torna automático.