Publicidade

Publicidade

Artes marciais: um excelente complemento para a prática de corrida

Por: Redação

Publicado em 26 de junho de 2023

Artes marciais: um excelente complemento para a prática de corrida

Foto: O2Corre

Aulas de artes marciais estão espalhadas por várias academias em todo o país e são das modalidades mais procuradas. Essas atividades, apesar do contato físico, também podem ajudar no desenvolvimento do corredor. “Três modalidades se sobressaem e podem ajudar o atleta a correr melhor: o jiu-jitsu, o boxe e o muay thai”, afirma Ery Silva, coordenador da Pretorian Gym, em São Paulo. Alguns dos benefícios proporcionados por esses esportes são explosão muscular, agilidade, força física, resistência e condicionamento. Saiba mais:

Jiu-jitsu

A luta é uma das mais procuradas nas academias e exige muito da força física. "Para quem corre, o jiu-jitsu pode ajudar por meio da isometria, que faz com que o atleta ganhe força e explosão muscular”, explica Silva. Além disso, envolve flexibilidade, resistência aeróbica e muita concentração, que também podem ser aplicadas à corrida.

Boxe

Procurado principalmente por pessoas que querem perder peso, a atividade exige disposição. “Tanto os membros superiores quanto os inferiores são exercitados”, conta o especialista. “É preciso muita movimentação durante a aula, por isso, ajuda a aprimorar o condicionamento físico”. Agilidade e força nas pernas também são adquiridas com a prática.

Muay thai

Essa arte marcial tailandesa trabalha todo o corpo. “Ela é bem completa, o que acaba gerando um bom preparo físico com quem a pratica”, diz o treinador. “A velocidade nas pernas é o principal fundamento que essa luta traz de benefício para os corredores”. Isso ocorre porque o chute é a principal característica no esporte.

Lesões nas lutas

Segundo Silva, “em todas as artes marciais existe o risco de lesões”. Porém, “quando feitas com segurança, cautela e acompanhamento de profissionais capacitados, o risco diminui”. É importante conversar com o professor que dará a aula e explicar os seus objetivos com o esporte, assim treinos específicos poderão ser elaborados. As aulas de boxe, por exemplo, são geralmente sem contato físico.

Corrida e luta no mesmo dia: é possível?

De acordo com o especialista, não tem problema praticar as duas atividades no mesmo dia. “Dê uma pausa de, pelo menos, quatro horas entre uma atividade e outra”, encerra o treinador.

Leia a seguir:Zilor traz corrida de rua Eco Run para Lençóis Paulista
Zilor traz corrida de rua Eco Run para Lençóis Paulista
Corrida de Rua

Zilor traz corrida de rua Eco Run para Lençóis Paulista

Publicidade

Publicidade