Publicidade

Publicidade

Como a corrida ajuda no controle da ansiedade

Por: Redação

Publicado em 1 de agosto de 2023

ansiedade pré-prova

Foto: O2Corre

Muita gente já descobriu que os benefícios da corrida vão além do preparo físico: correr faz bem para a mente, para o humor, para a disposição... Depois de correr ficamos mais animados e até mais felizes. E não é só uma sensação: a ciência comprovou que a corrida pode ser uma excelente terapia alternativa para aliviar a ansiedade e combater o estresse e a depressão - alguns dos grandes males deste século. Segundo estudos atuais, o exercício aeróbico tem a capacidade de remodelar o cérebro. Por muitos anos, a hipótese da ação da endorfina no cérebro permanecia sem comprovação. Mas um estudo de neuroimagem, realizado na Universidade de Bonn (Alemanha), descobriu que exercícios aeróbicos como a corrida liberam endorfina e monoamina, os neurotransmissores que desempenham um papel crucial na excitação, emoção e cognição e, assim, melhoram o humor e ajudam a aliviar a ansiedade e combater a depressão.

O estudo

Eles avaliaram 10 atletas antes e após uma corrida de duas horas, com uma técnica de neuroimagem chamada Tomografia de Emissão de Pósitrons (PET). A comparação da imagem antes e depois da corrida mostrou um aumento da liberação de endorfina em algumas áreas cerebrais, localizadas na região pré-frontal e regiões límbicas do cérebro, conhecidas por funções relacionadas com as emoções. Foi observado um aumento dos níveis de euforia e bem-estar, tanto em atletas profissionais quanto em amadores: a endorfina em ação fez os níveis de depressão e ansiedade serem bem menores do que em um indivíduo sedentário. Foi a primeira vez que um estudo conseguiu mostrar o aumento da liberação de endorfina em certas partes do cérebro de atletas.

Corrida para aliviar a ansiedade

Quem corre regularmente sente um efeito positivo no seu padrão de respiração e aumenta a capacidade aeróbica de absorver mais oxigênio e usá-lo eficientemente. Além disso, a prática também normaliza a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo: uma vez que a circulação sanguínea melhora, os sintomas de entorpecimento ou formigamento provocados por um ataque de ansiedade também diminuem. O hábito de correr também ajuda a dormir melhor, diminuindo o estresse e normalizando o ciclo sono-vigília ao aumentar os hormônios indutores do sono, como serotonina, hormônio do crescimento (GHRH) e hormônios tireoidianos. A queda na temperatura do seu corpo depois de uma corrida também é responsável por ter um bom sono reparador. A corrida também alivia diversos sintomas comumente sentidos por quem sofre com a ansiedade: respiração superficial, palpitações e entorpecimento nas mãos e nos pés. Está se sentindo ansioso e estressado? Saia para uma corrida e teste o efeito desse "remédio" natural.

Leia a seguir:33º Triathlon Internacional de Santos abre as vendas
Todo cuidado é Porto: Circuito Porto de Corrida apresenta a Blue Run - A vida em movimento
Corrida de Rua

Todo cuidado é Porto: Circuito Porto de Corrida apresenta a Blue Run - A vida em movimento

Publicidade

Publicidade