Os hematomas sempre geram muitas dúvidas na cabeça dos corredores, principalmente em relação aos tratamentos: quando colocar gelo e quando colocar bolsa de água quente? A resposta: tudo depende da lesão e de como ela ocorreu.
- Avalie a causa: se é uma lesão, queda, esforço excessivo ou movimento que machucou;
- Quando e como aconteceu: há quanto tempo sente dor? Ela é crônica?;
- Observe se há inflamação: há inchaço, aumento de temperatura local ou mudança de coloração?
Um dos métodos mais conhecidos para o tratamento e prevenção de lesões é a crioterapia. Você sabe como ela funciona?
Crioterapia
O uso de gelo é um das técnicas utilizadas para redução da dor e inchaço. A crioterapia pode ser usada de diferentes maneiras: por meio de bolsas térmicas, crioimersão e criomassagem. O gelo cumpre seu papel reduzindo o inchaço, evitando o surgimento dos hematomas, reduzindo a dor e anestesiando o local. Os estudos apontam que a aplicação de crio por 20 minutos reduz em 30% a transmissão dos impulsos nervosos de dor, e que o efeito pode perdurar até 30 minutos após a aplicação.
Pessoas com insuficiência circulatória, alergia ao gelo ou diabetes avançadas devem ter cuidado redobrado ao utilizar esse procedimento. Se você tem hipersensibilidade ao frio, lesão ou síndrome vasomotora, não faça o uso da crioterapia e consulte um profissional de saúde para verificar a possibilidade de tratamentos alternativos.